O caso deste fim de semana é o de Veronica Cristina, 31 anos, no Hospital Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Tinha um coágulo no cérebro do lado esquerdo, Erraram e foi operada do lado direito...e alguns dias depois do esquerdo, e morreu.
Em janeiro deste ano saiu um estudo ( Dr. Atul Gawande, Universidade de Harvard ) recomendando checar uma lista básica ( de 19 pontos ) antes de qualquer cirurgia. Foi publicado na mais conceituada revista de medicina geral : New England Journal of Medicine. Reduziria à metade os erros neste ato médico.
Gasta-se poucos minutos e economizaria 18 bilhões de dólares . Pena que a ciência hoje só goste de coisas complicadas e caras. Torce o nariz para as coisas básicas.
O que seria esta lista básica :
1 - Antes da anestesia marque com tinta o lugar da cirurgia e avise a toda equipe se o paciente tem alguma alergia.
2 - Antes do corte da cirurgia certifique-se que equipe e material necessário estão de prontidão, incluindo Raio X e outras necessidades.
3 - Depois da cirurgia conte o material usado. Agulhas, gases,etc. Para não correr risco de algo ser deixado dentro do corpo do paciente.... e mais 16 questões.
Esta lista básica de checagem está sendo implantada na Inglaterra e outros países. Nos países pobres, como o Brasil, a diminuição de erros foi ainda mais significativa.
Como diz o Dr. Alex Haynes, um dos autores do artigo :
" A maior parte dos pacientes têm o melhor procedimento na maior parte do tempo. Mas nós precisamos que TODOS os pacientes tenham em TODAS as oportunidades o melhor. Qualquer falha representa uma oportunidade para o perigo do erro. "