terça-feira, 24 de março de 2009

IMPOSTOS

 No imposto ( de renda ) de Tio Sam chamado IRS, ele depena o consumidor. A máquina fiscal brasileira faz pior : deixa o brasileiro nú,  pois quer tirar leite de pedra .

Notícia da BBC relata que a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO ( OMC ) pede que o Brasil reduza as tarifas de exportações. Principalmente sobre produtos industrializados importados, "a fim de promover o comércio e os investimentos no país".

O relatório, intitulado Exame das Políticas Comerciais do Brasil, analisa o período entre 2004 e 2008.

Segundo o artigo, "atualmente, a alíquota máxima de importação, de 35%, é aplicada a 4% do total das linhas, entre elas pneus, têxteis e veículos automotores".

O texto também pede que o Brasil melhore suas políticas para estimular a livre concorrência.

A OMC reconhece que o governo avançou nessa área nos últimos quatro anos, mas afirma que "ainda há dificuldades" para colocá-las em prática, o que coloca em risco seu crescimento econômico sustentado.

O texto diz, ainda, que a produção agrícola no Brasil tem um nível de proteção tarifária baixa.

Os dados analisados também indicam que o Brasil recorre frequentemente a medidas antidumping. Em meados de 2008, havia 63 medidas desse tipo em vigor no Brasil, de acordo com a OMC.

EU : A OMC está totalmente desatualizada da realidade dos impostos brasileiros. Não sei de onde tiraram a idéia estaparfúdia que a alíquota máxima brasileira é de 35%.!!!! Quando eu compro 2 CDS na Amazon.com a Receita Federal, depois de deixar a encomenda mofando em Recife por 2 ou 3 meses, ainda me cobra 60% ( não sobre o preço do produto. Mas sobre produto + frete. ). Se alguém tiver pressa e pedir pela transportadora DHL que entrega em menos de 1 semana, porque o avião pousa meia hora em São Paulo com as encomendas, o governo paulista cobra 18% de ICMS. Sobre o produto ??? Não!!!Ssobre o produto + frete + imposto de 60%. Na prática é um imposto de mais de 100%  e um notável incentivo à compra no contrabando do Mercado Livre e afins. A inteligência fiscal brasileira é suicida.
Lembro na década de 70 um populista qualquer decidiu subir o preço do imposto do Uísque às alturas. Resultado ? Naquele ano a arrecadação foi metade do ano interior. Quanto maior o imposto  maior o incentivo prá o contrabando inundar o mercado.
Exatamente o que acontece no mercado de DVDS originais e piratas. Não é dizendo a bobagem de que " o dinheiro que circula da pirataria é o mesmo dinheiro do crime organizado" que vai resolver. Só resolve quando o preço baixar.
O Brasil, como todo sabido de plantão, quer que os outros países cobrem menos impostos sobre o que ele vende. Mas não quer aplicar o mesmo aqui. Boba, esta política . Nâo ? Bobos os burocratas infames deste país !!!!