No dia 24 de Fevereiro, o irmão Michel, responsável pela fraternidade dos irmãos de Taizé em Alagoinhas (Brasil), morreu acidentalmente - afogado na praia - quando se encontrava na Austrália. Tinha 73 anos. De origem alemã, nasceu em 1936 na Papua-Nova Guiné, onde os seus pais eram missionários. Estudou na Austrália e na Alemanha.
Depois de entrar na Comunidade de Taizé, em 1959, preparou um doutoramento em sociologia em Paris, assumindo simultaneamente a relação com «Aktion Sühnezeichen». Foi esta associação que construiu a igreja de Taizé, em 1961-62, como sinal de reconciliação entre a Alemanha e a França depois da Segunda Guerra Mundial.
Desde 1966, o irmão Michel vivia na América Latina e foi o responsável pela fraternidade de irmãos no Brasil, em Recife (1967-1972), em Vitória (1972-1978) e em Alagoinhas de 1978 até hoje. Vivendo uma presença simples e gratuita entre os mais pobres, o irmão Michel e os irmãos em Alagoinhas apoiaram projetos que contribuíram para melhorar a vida no bairro onde se encontram. A escola para crianças surdas e cegas, criada pelo irmão Michel, é bastante conhecida no Brasil. Através do acolhimento na fraternidade e dos encontros de jovens organizados uma vez por ano em diferentes cidades do país, o irmão Michel era muito conhecido e tornou-se numa referência para muitos jovens brasileiros.
Será celebrada uma oração em memória do irmão Michel em Taizé, HOJE, sábado 14 de Março, às 15 horas.
( abaixo o link do site de Taizé, França, de onde foi copiado este material ).
PS : Irmão Michel Bergmann foi o terceiro dos santos que já pude abraçar nesta vida. Nos juntamos aos seus milhares de amigos do mundo, ( Austrália, Alagoinhas - Bahia e Taizé-França especialmente ) nesta celebração de sua passagem para a eternidade. Como diz o surpreso personagem do filme " A FELICIDADE NÃO SE COMPRA" :
Vamos continuar seu trabalho de erguer um mundo mais justo !!!