sábado, 7 de março de 2009

marolinha 1


Esta figura esquisita do New York Times de ontem, esconde uma tragédia mundial.
Alimentou-se uma loucura e uma brincadeira de pirâmide nas bolsas de valores do mundo. Todos os dias as bolsas subiam e todos imaginavam que estavam sendo inteligentes e ganhando dinheiro... de uma fonte desconhecida. Foi uma grande ilusão.

A seguradora AIG, uma das maiores do mundo, cujas ações em 2007 bateram em 60 dólares, ontem estavam a 3 ações por 1 dólar !!!
O CITIGROUP que chegara a 60 dólares por ação 2 anos atrás, ontem rompeu a barreira do 1 dólar chegando a 97 centavos.
Mercado de ações na cultura norte americana é como a poupança para o Brasil. É o lugar onde todo mundo que tem algum dinheiro disponível o coloca para o futuro. Para a aposentadoria, para a faculdade do filho,etc.
Não tem a verve especulativa do Brasil, onde a bolsa é um conglomerado de sabidos, querendo passar a perna nos outros.

Estas 5 empresas eram consideradas Blue Chips, ou seja, grupos tradicionais, firmes e seguros. As ações delas eram adquiridas de olhos fechados, sem medo... até chegar a marolinha.
Lamento pelos americanos. Povo muito trabalhador, solidário e educado. Em todos os lugares existem jecas, deslumbrados, fanáticos,etc. O povo americano como um todo é valoroso e digno de toda admiração. Pena que embarcaram na idéia - que o governo Obama persiste - de que se pode gastar 130% do que se ganha.
Tremenda roubada !!!
A bolsa de Nova Iorque que chegara em 14 mil pontos, ontem estava em 6500. Trilhões de dólares em riqueza evaporados. Uma pena .

PS = Ontem à tarde, as ações da GM chegaram em 1.27 dólar, o preço mais baixo dos últimos 76 anos, desde maio de 1933. Ufa !!!