sexta-feira, 13 de março de 2009

Santo ?


Ícone de São Basílio
( clique se quiser ver ampliação ).

Você já abraçou um santo ?
O que sentiu ?
Como descobriu que era santo  ?

Pelo menos neste assunto estou plenamente de acordo com o Santo Ofício, com a Santa Inquisição e todos os seus descendentes, que até hoje estão nos atanasando ( Desculpem o uso do verbo, que tem a ver com o Capeta - com letra maiúscula, sim, senhor. Tenho o maior respeito por este rapaz, o Capeta.).

Pessoas não devem ser canonizadas, nem entronizadas como santos, enquanto vivas.
Existe meia dúzia de santos que conheço e que ainda estão vivos. Vão me desculpar por não citar seus nomes.
Só quando morrerem.
Mas, por favor, não se apressem em fazer isto. Pode ser que algum deles seja leitor do blogue... ( mas... não posso dar maiores pistas ).

Reassumindo o tema.
Descobri, mas não mereço nenhum Premio Nobel por isto, uma das maneiras de reconhecer um santo.
Prá não divagar muito, o primeiro santo será o tema de amanhã aqui nesta página.
Os 2 outros são Dom Hélder e Irmão Roger Schutz, falecido prior da Comunidade de Taizé, na França.
Percebi, quando abracei os 3, em ocasiões diferentes, claro, um grande acolhimento no meio daqueles braços frágeis, pois todos já tinham uma certa idade.
Havia um enorme envolver E NENHUM JULGAMENTO.

É uma das marcas de santidade.
Se perde todo o julgamento pessoal.
Naqueles segundos preciosos - e em quase todas ocasiões havia uma enorme fila atrás de mim prá falar com estes santos - eu tive a cortante sensação de ter retornado ao útero de minha mãe. Não havia julgamento. 
Prá eles não importava se eu era preto ou branco,  gordo ou magro, rico ou pobre.
Ali havia só um infinito abraço de quem sentia - de ambos os lados - que " quem abraçava um ser humano acolhia toda humanidade."

Foram 3 momentos da minha vida que gostaria de levar para a eternidade. A vida teria valido à pena por estas poucas ocasiões.

Irmão Roger Schutz, fez uma extraordinária diferença na vida de muitas pessoas, mundo à fora, inclusive na minha. Agora no céu, cercado de anjinhos, cantando os refrões dos Salmos que ele tanto apreciava.