segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bernard Charlot : QuEM pRecisa de EDucaÇãO?



Muito boa a entrevista no Jornal do Commercio, de Recife. Não tanto quanto na música de Pink Floyd (WE DON'T NEED NO EDUCATION: "nós não precisamos de educação"), mas talvez seja mesmo excessivo achar que todas as crianças devam passar 8 horas por dia na escola e que isto seja a melhor educação.

Algumas frases da entrevista :

"Uma escola para todos, mas sem imposição."

"A minha esposa foi matricular meu filho numa escola pública brasileira. A própria diretora disse a ela: a senhora tem condições de pagar. Não coloque seu filho aqui."

"A universidade deve ser para todos, mas só para os que quiserem e quando quiserem. Educação para todos é uma conquista de mercado, mas pode se tornar uma maldição para os jovens que forem obrigados a fazer, sem ser sua vontade."

"O problema não é a quantidade de horas que o aluno passa na escola, mas com que ele ocupa este tempo. É melhor 4 horas bem aproveitadas do que 8 horas mal aproveitadas."

"Muitos jovens gostam de tudo na escola, menos dos professores e das aulas. A escola apresenta hoje uma proposta que desagrada os alunos: são perguntas elaboradas para que o estudante não saiba responder, provas com muita frequência, em vez de uma avaliação continuada, com trabalhos feitos no dia a dia. DESSA FORMA A ESCOLA NÃO PODE REPRESENTAR UM PRAZER, MAS HUMILHAÇÃO E FRACASSO."

"Não tenho um educador cujo trabalho eu possa destacar. O VERDADEIRO HERÓI É O PROFESSOR NORMAL, AQUELE QUE CONSEGUE FAZER COM QUE O ALUNO APRENDA. ISSO É O FUNDAMENTAL."

EU : falou e disse.

Link da curta, mas bela, entrevista: