segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Obesidade

Inglaterra usa os Simpsons em campanha contra a obesidade

O governo britânico vai recorrer aos personagens dos Simpsons para atacar o problema da obesidade. O ministério da Saúde vai patrocinar episódios da série em campanha "Change4Life" (mudança pela vida).

No começo de cada um dos episódios, serão vistas imagens da família Simpson comendo no sofá. As comidas gordurosas e de fast food serão gradativamente substituídas por alimentos saudáveis, como frutas e verduras.

Gillian Merron, vice-ministra de Saúde Pública, afirmou que o governo trabalha para combater a obesidade. "Apoiamos as pessoas a melhorarem a saúde, e sempre buscamos maneiras inovadoras para isso", diz.

"Os Simpsons são muito queridos, uma família unida que atravessa os desafios diários de uma família moderna", afirmou Merron, que confia a popularidade do desenho para convencer as pessoas a comerem melhor e levarem uma vida mais saudável.

EU: a obesidade é uma bomba atômica de efeito retardado, para a humanidade. Lembro na infância de como era raro encontrar uma pessoa excessivamente gorda, e como isto é comum hoje. Difícil em qualquer noticiário americano, de povo na rua mesmo, uma cena em que metade das pessoas não esteja acima do peso. A cultura americana brincou com fogo e se queimou. As ofertas dos fast food, feito MacDonalds, de copo de meio litro de coca por 89 centavos e 1 litro por 90 centavos (1 centavo a mais, pelo dobro do volume) foi uma mina terrestre nos hábitos americanos. É preciso uma consciência cultural e de saúde contra este desastre da saúde humana. Também ajudou muito a neurose contra gorduras 30 anos atrás. Os cereais matinais não saciam e são açucarados. Não valem à pena no lugar do ovo (mas não do bacon).

A matéria foi copiada a partir do Blog do Jamildo, e saiu no estadão.