sexta-feira, 16 de abril de 2010

ÁGUA e EXERCÍCIOS



por Dr. Howard LeWine, M.D.

Em 1970, na primeira Maratona de Nova Iorque, 55 pessoas terminaram o percurso. Em 2004, 36000 pessoas o fizeram. Estima-se que 30 milhões de americanos fazem corrida de longa distância.
Há 40 anos tudo que um corredor sentia de anormal, se atribuía à desidratação. Agora já se sabe que as coisas não são tão simples. O excesso de líguidos TAMBÉM pode ser prejudicial e mortal.
O hormônio antidiurético é o principal regulador da quantidade de líguidos que será lançado na urina ou retido.
Excesso de água ingerida, diminui a concentração de sódio no sangue. O corpo corrige isto por diversos mecanismos. Mas num evento raro, se esta correção não ocorrer, pode ser fatal.
Começar a tomar algum líguido cerca de 2 horas antes de um exercício intenso. Para exercícios moderados, feitos em academias fechadas, pode confiar na sede, que será um bom indicador. No calor e em ambientes exteriores não espere pela sede para repor os líguidos.

Soluções caseiras com água e açucar e sal, comumente não são necessárias. Mas alguns atletas se sentem energizados quando as ingerem.

Associações atléticas e de esporte pararam de promover o velho mantra "beba toda a água que puder" Em vez disso, passaram a enfatizar a importância da ingestão apropriada de líguidos antes, durante e depois do exercício.