segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sinal de Caim



Muitos personagens permitem diferentes leituras.
CAIM é um deles.
Pode ser o delírio de JOSÉ SARAMAGO, no seu livro CAIM, em que acusa Deus como autor moral do assassinato de Abel, por não ter aceito os sacrifícios que ele Lhe ofertou.

A interpretação mais popularesca e rasteira é do "irmão que matou o irmão, por inveja."

Esta interpretação não resiste às 20 linhas seguintes do texto bíblico. Deus lhe toma à terra, mas dá a ordem de vagar (passear?) pelo mundo, uma longa vida e uma vasta descendência, incluindo artistas e artesãos. E também anuncia: "Quem matar (algumas traduções dizem "quem tocar com um dedo") em Caim, será vingado sete vezes."
E lhe dá o SINAL DE CAIM.

Isto é castigo ou prêmio?
Parece prêmio.

O SINAL DE CAIM aparece num capítulo de 18 páginas do DEMIAN, de Hermann Hesse, um livro e um tema que incandesceram minha juventude.
É uma NOTAÇÃO SIMBÓLICA, sem marca física, que possibilita a pessoas escolhidas distinguirem no meio da multidão alguma pessoa especial.
Uma empatia acima de atração erótica ou amizade.
UM SINAL DE PROTEÇÃO,
que parece ter sido o que Deus fez em Caim.

Já me aconteceu algumas vezes na vida.

As pessoas que possuem este sinal se debatem durante a adolescência, sem saber exatamente que forças estão movendo suas energias. Muitas vezes tomam caminhos autodestrutivos, sem retorno. Mas, a maior parte chega na maturidade com um entendimento, pelo menos parcial, do DEVER de que é portador.
Não é um sinal de maldição, nem de relaxamento com a vida.

É UM SINAL DE RESPONSABILIDADE.

Hesse não conseguiu explicar inteiramente nas 18 páginas, nem eu em 20 linhas.
Mas é bastante saber das indicações.
Que isto existe e está aí... para alguns.

P.S.: DEMIAN é um livro iluminado, sobre 2 adolescentes amigos, colegas de colégio. Um deles tem uma mãe viúva, com o sugestivo nome de EVA (que era a mãe de CAIM na Bíblia). A história de um laço maior do que a amizade, e infinitas vezes maior do que a atração sexual pura e simples, que é a força mais forte que as pessoas no geral conhecem.

As pessoas que não conhecem as forças espirituais, certamente.