sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ciudad Juárez agoniza



CIUDAD JUÁREZ é uma grande cidade do norte do México, 1 mihão e meio de habitantes, e faz fronteira com os Estados Unidos.
É conhecida como a região de maior criminalidade do mundo, fora de zonas de guerras deflagradas.

A foto acima, desta semana, mostra o horror de mais um crime.
Mulheres são as maiores vítimas, pois muitas se deslocaram para a cidade com a chegada da indústria "maquiadora", de exportação para os EUA.

6.000 pessoas já foram mortas desde que o novo presidente mexicano, FELIPE CALDERÓN, tomou posse e decretou uma brutal guerra ao tráfico.
O que ninguém entende é porque esta guerra só acontece contra o cartel de Ciudad Juárez, fortalecendo os outros grandes 4 cartéis, como o de Sinaloa, controlado pelo grupo Guzmán.

Muitos acham que foi um grande erro do governo, decretar uma guerra, quando não tinha capacidade policial, militar, econômica e de inteligência para vencer.
2 dias atrás os jornalistas da cidade pediram proteção à ONU.

A jornalista americana Judith Torrea, espanhola que mora na cidade, dá uma toque pesado:
"O narcotráfico é um grande negócio para as autoridades e o poder econômico. Corrompe e faz fortunas. Por que não se combate a lavagem de dinheiro? E a corrupção? Está tudo ligado. Só acredito em políticas globais contra o narcotráfico."

116 mil casas já foram abandonadas.
10 mil negócios fechados.
Para os que dizem que não há solução, que é um problema das gangs que devem mesmo se devorar entre si, basta atravessar uma das 3 pontes principais da cidade.

Por elas se chega a EL PASO, Texas, A SEGUNDA CIDADE MAIS SEGURA DOS ESTADOS UNIDOS!!!!

P.S.: Algumas frases da matéria são copiadas de uma coluna da minha "ídola" Miriam Leitão. O assunto já me preocupava há muito tempo. Pois acho doloroso ver o México sangrar séculos inteiros, enquanto o seu vizinho, Estados Unidos, que lhe roubou a rica Califórnia, tem um padrão de vida tão melhor.