sábado, 7 de agosto de 2010

Probióticos



A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

Como função funcional benéfica no organismo, os probióticos tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de câncer.

Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

(Esta parte acima foi copiada da Wikipedia brasileira).

EU: não entendo porque a população brasileira deixou este tipo de alimento de lado. Esta semana perguntei a muitos. Poucos comem coalhada, iogurtes ou kefir, regularmente. É alimento barato, que pode ser feito em casa por um custo mínimo (uma iogurteira custa 80 reais e consome 2 reais de eletricidade por mês, se usada todo dia).

Não adianta comprar Activia e outros, anunciados em TV e, como sempre acontece, você paga o produto e a enxurrada de anúncios. São alimentos que devem ser usados quase todos os dias, para protegerem o aparelho digestivo de bactérias agressivas, entre outras coisas.

A foto acima é das sementes de Kefir que todos conhecem. Há 15 anos era coqueluche aqui em Pesqueira, todo mundo cultivava e comia. Agora não se ouve mais falar. É uma pena!!! Em muitos países, especialmente árabes, é parte do cotidiano alimentar. Pode ser feito com leite de vaca, de cabra, de camelo, etc.