sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Thomas Merton, 42 anos de morte.

31-01-1915 —10-12-1968

"SENHOR, MEU DEUS,
não tenho idéia de onde estou indo.
Não vejo o caminho à minha frente.
Não sei com certeza onde terminará.
Nem sequer, em realidade, me conheço,
e o fato de pensar que estou seguindo
a Tua vontade não significa que, em verdade,
o esteja fazendo.

Mas eu creio que
o desejo de Te agradar Te agrada realmente.
E espero ter esse desejo em tudo que faço.
Espero que jamais farei algo
de contrário a esse desejo.
E sei que, se assim fizer,
Tu me hás de conduzir pelo caminho certo,
embora eu nada saiba a esse respeito.

Portanto, sempre hei de confiar em Ti,
ainda que me pareça estar perdido
e nas sombras da morte.
Não hei de temer,
pois estás sempre comigo
e nunca me abandonarás,
para que eu enfrente sozinho
os perigos que me cercam."

Foto do túmulo de Merton, na Abadia de Gethsemani, em Kentucky, EUA. Na morte, a simplicidade de um dos maiores místicos da história do Ocidente.