quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tropa de Elite 4: Luiz Eduardo Soares no Roda Viva.





LES, antropólogo, autor do livro Elite da Tropa (que deu origem aos filmes), ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, o mais visível estudioso brasileiro dos problemas nacionais de segurança, rejeitou 117 pedidos de entrevistas esta semana, mas foi ao Roda Viva, da TV Cultura.
O vídeo dos 4 blocos do programa está no link abaixo:


Assunto muito complexo e a minha tendência era evitá-lo aqui, como tenho evitado outros assuntos que não cabem em 20 linhas.

Entrevista excepcional de assunto multifacetado.

1 - ele não engoliu a idéia da grande imprensa brasileira que as queimas de carros foram por conta das UPPS que ameaçam os traficantes (a VEJA diz que em 11 das 13 favelas com UPP o tráfico de drogas continua da mesma maneira, só menos visível).
Apesar de alegar sigilo de justiça ele parece dizer que a causa das queimas foi a exigência de propinas maiores pela polícia.

2- Ouvi mais de 1 vez a frase abaixo, para acreditar, não literalmente mas é mais ou menos assim:
"A invasão militar é o Estado retomando um pedaço que lhe pertence. Mas ela não ataca a questão chave do crime no Rio de Janeiro, que é o crime organizado profundamente enraizado nas instituições de segurança. Os bairros dominados pelos traficantes e pelas milícias (que já dominam área maior do que os traficantes) só existem por conta da corrupção policial. EU ESTARIA MAIS SATISFEITO SE AS FORÇAS MILITARES TIVESSEM OCUPADO NÃO APENAS O COMPLEXO DO ALEMÃO. DEVERIAM TER OCUPADO AS INSTITUIÇÕES POLICIAIS." !!!

3- também muito interessante a idéia de que traficantes com domínio de bairro é uma estratégia em decadência no mundo inteiro. É muito custoso, pois exige recrutamento, armas pesadas para defesa, etc,etc.
O futuro da logística da droga no Rio será copiar o que já acontece no resto do mundo: O VAREJO!!! Um varejo como o da pirataria e do contrabando é muito, muito mais lucrativo do que ilhas de território e todo o custo financeiro que isto envolve.

4- ele é a favor da PEC 300, que eleva o salário de todos os policiais brasileiros para 3 mil reais. Sempre fui contra este tipo de embate. Os professores venceram uma batalha destas, mas imagino se todas as categorias profissionais solicitarem pisos salariais em nível nacional. Vai virar o caos. O Poder Judiciário fez isto e corrigiu todas as demandas e hoje são os maiores salários públicos do país. Mas esta já é outra longa história.

EU: concordo com muita gente que a própria presença de Forças Militares para invadir um bairro já significa que a força policial deixou a situação chegar naquele ponto.
A euforia brasileira pode ser um tiro pela culatra.
Poucas páginas depois de uma reportagem ufanista elogiando isto, na VEJA, ela mesma mostra o está acontecendo no México quando o Exército é acionado contra os traficantes: um banho de sangue inacabável que o Estado não consegue vencer e a corrupção atingindo tudo, a partir do ponto que lá no México alguns cartéis de drogas estão sendo dizimados enquanto outros se expandem, sem serem incomodados.

Link do blog de LES:

Lá, entre tantas outras coisas, ele explica porque no RJ não existe o tal "Bem e o Mal" que a mídia tanto divulga.

Para pessoas mais ocupadas, esta entrevista na TV Estadão (no link abaixo) de 9 minutos, dá um resumo do pensamento de LES: