domingo, 23 de janeiro de 2011

Ambição é a disposição...





" AMBIÇÃO

É A DISPOSIÇÃO DE MATAR

AS COISAS QUE VOCÊ AMA

E DEVORÁ-LAS

PARA SOBREVIVER."


EU : Esta frase apareceu no episódio desta semana do seriado de humor 30 ROCK. Dita pelo personagem de Alec Baldwin, Jack Donaghy.
E ele mostra a almofada que está em cima do seu sofá, com a frase bordada:
"AMBITION IS THE WILLINGNESS TO KILL THE THINGS YOU LOVE AND EAT THEM TO STAY ALIVE."

Como toda frase de efeito, a maioria delas sem pé nem cabeça, não sou contra nem a favor. Depende da interpretação de cada um. Se acho que a ambição deve ignorar o padrão ético de toda uma humanidade decente (o que não inclui os políticos brasileiros, claro!) para realizar seus propósitos? Evidentemente, não.

Embalado pelos velhos filmes de Frank Capra, ainda acredito na beleza, na bondade, na serenidade e na delicadeza.

Os "sonhos" de 99,99% da humanidade são simplórios demais para serem estimulados. Quando concretizados, viram pesadelos.

Berlusconi e os nossos notáveis jogadores de futebol (Adriano, Ronaldinho Gaúcho e milhares de etc) são um exemplo de como glória, milhões na conta do banco e um insuportável vazio existencial só levam às drogas, amizades tendenciosas e um buraco na alma maior do que as grutas do desastre ambiental do Rio de Janeiro.

Se alguém tiver a menor evidência que depois de uma noitada numa boate de Milão regada a muito dinheiro, sexo grupal e drogas em geral, algum destes atletas se deitou na sua cama se sentindo uma pessoa melhor, mande me dizer.
Será uma surpresa.

O próprio exibicionismo da sua relação sexual ou do sexo grupal, é uma demonstração de que escolheram o triste caminho do poder, em lugar do amor.
Pena que nenhum tenha assistido O ANEL DOS NIBELUNGOS, de Richard Wagner, prá saber direitinho qual é o destino desta indigesta disputa (entre o amor e o poder, já que dificilmente alguém consegue equilibrar os dois).