segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Labirintos do consumidor: 3 historinhas.



1 - Um selo parecido com este fica colado em cada televisor novo. É a indicação do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) da eficiência e do consumo do aparelho. Deveria ser... mas não é.

Porque indústrias e órgãos regulatórios ainda não chegaram à conclusões sobre televisores ligados, o que o selo mostra é o CONSUMO DE ENERGIA COM O TELEVISOR DESLIGADO, EM STAND BY.

80% dos consumidores brasileiros dão algum poder de decisão a este selo. Mas não sabem desta informação. Compram gato por lebre. O consumo do televisor desligado é apenas 2% do consumo.


2 - por que alguns pães integrais são quase pretos e densos como uma madeira ? E outros são quase tão brancos como o pão francês comum e leves como ele?
No Brasil ainda não existe legislação nem obrigatoriedade de colocar a percentagem de integral. O alimento pode ter de 1 a 100% do cereal integral. E todos eles podem alardear esta qualidade da mesma maneira.

3 - o fato de um biscoito usar um cereal integral, não anula a forma da fabricação dele e o seu pouco benefício para a saúde. Entre as neuras de antigamente, a idéia de que dieta de pessoa doente era biscoito e chá. É uma dupla que mais tem a atrapalhar do que a ajudar à maioria das doenças.

Algumas proclamações só escondem diferentes malefícios.
O famoso "SEM GORDURAS TRANS" muitas vezes só esconde a substituição da mesma por açucar, o que vem a dar no mesmo. É como trocar 6 por meia dúzia.

P.S.: cereais integrais seriam menos danosos se não estivessem cheios de açucar. O açucar anula qualquer benefício desta forma de apresentação.