sexta-feira, 11 de março de 2011

TV Cultura : o melhor do cinema em 2011 está... na televisão.




A TV Cultura é a nossa BBC.
Pena que não seja assistida pelo povão.

Neste começo de ano ela me botou prá cair o queixo, mais uma vez.
Seus programas MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA e , principalmente,
DOCUMENTÁRIOS NA CULTURA são manjares do céu para um aficcionado que mora numa cidade que não tem cinema há mais de 20 anos, que não tem mais locadoras, e cujas compras de blurays na amazon.com levam 3 meses, ou mais, para serem entregues.

Documentários imperdíveis, e nunca vistos em nenhuma outra mídia, me surpreendem a cada quarta-feira.

Citando 4 deles :
UM COMPROMISSO COM OS MORTOS, que mostra a volta do escritor Ariel Dofman ao Chile, onde foi do círculo íntimo do presidente morto Salvador Allende.

A SALA DE COMANDO e A VOLTA DA SALA DE COMANDO.
Sobre a campanha presidencial de Bill Clinton, governador de um minúsculo estado jeca, chamado Arizona, vencendo na raça e contra todas as evidências George Bush, pai, que tentava a reeleição. Uma aula de política que deveria constar em todas as cartilhas de ABC de qualquer político do mundo. O segundo é a história vista por seus protagonistas mais de 10 anos depois.

HUXLEY SOBRE HUXLEY.
Sobre a vida de Aldous Huxley, um dos maiores escritores do século XX, e sua esposa italiana. Com quem dividiu a casa em Hollywood (na época que se chamava Hollywood Land), os mergulhos no mundo dos alucinógenos (que resultou no livro As portas da percepção), as amizades com os vips da contracultura na época.

Obrigado TV Cultura por dar aos brasileiros todas estas maravilhas. Mesmo que eles, falando francamente, prefiram assistir as marolas do jornalismo global e suas noveletas de época e os BBBs da vida.

P.S.: a bela ilustração desta matéria foi encontrada na internet. É um retrato de Aldous Huxley feito com as palavras do nome dele. Clique na foto para ver mais ampliado.