sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Harold Pinter

" A minha vida literária é uma vida de prazer, desafios e entusiasmo".

Morreu nesta véspera de Natal, aos 78 anos, após 3 anos de Câncer de esôfago, o autor de peças de teatro, inglês, HAROLD PINTER.
Festa de Aniversário e Volta ao lar são 2 dos seus livros mais conhecidos. Fez o roteiro do filme A MULHER DO TENENTE FRANCÊS.
Em 2005 ganhou o Premio Nobel de Literatura e na premiação, como não pudesse ir, já muito atingido pela doença, mandou um vídeo com um discurso que deve ficar na história, como dos mais incisivos e lúcidos  já escritos.  Algumas passagens. Um torpedo atrás do outro :

"Não existem distinções concretas entre o que é real e o que é irreal, nem entre o que é verdadeiro e o que é falso. Uma coisa não é necessariamente ou verdadeira ou falsa; pode ser verdadeira e falsa a um só tempo".

A  linguagem, na arte, continua a ser uma transação altamente ambiciosa, uma areia movediça, um trampolim, uma piscina congelada que pode ceder sob seus pés, os pés do autor, a qualquer instante. 

A linguagem política, tal qual usada pelos políticos, não se aventura por qualquer parte desse território, já que a maioria dos políticos, pelos indícios de que dispomos, não estão interessados na verdade, e sim no poder, e na manutenção desse poder. Para manter o poder é essencial que as pessoas sejam mantidas na ignorância, que vivam ignorando a verdade, até mesmo a verdade de suas vidas. O que nos cerca, portanto, é uma vasta tapeçaria de mentiras, das quais nos alimentamos

Os Estados Unidos apoiaram e em muitos casos engendraram todas as ditaduras de direita surgidas no mundo depois da Segunda Guerra Mundial. Basta citar Indonésia, Grécia, Uruguai, Brasil, Paraguai, Haiti, Turquia, Filipinas, Guatemala, El Salvador e, evidentemente, o Chile. Os horrores infligidos pelos Estados Unidos ao Chile em 1973 jamais poderão ser purgados, e não serão perdoados nunca. 

A invasão do Iraque foi um ato de banditismo, um ato de gritante terrorismo de Estado, e demonstrou completo desprezo pelo conceito de lei internacional. A invasão foi uma ação militar arbitrária inspirada por uma série de mentiras e mais mentiras, por absurda manipulação da mídia, e portanto do público; um ato cujo objetivo é consolidar o controle econômico e militar norte-americano sobre o Oriente Médio, disfarçado de ação de último recurso, já que todas as demais justificativas não conseguiram defender a idéia de que se trataria de um ato de libertação. Uma formidável afirmação de poderio militar, responsável pela morte e mutilação de milhares e mais milhares de pessoas inocentes. 

Pouco tempo atrás deu esta declaração :
"Os crimes cometidos pelos Estados Unidos no mundo têm sido sistemáticos, constantes, clínicos, sem remorso e amplamente registrados, mas ninguém fala sobre isso".

ELKE MARAVILHA certamente assinaria embaixo desta declaração. Ah ah ah