segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DIA MUNDIAL DA AIDS


Não vou falar da Aids em si, pois é uma informação que todo mundo que tem internet e ler blog já tem.

O assunto aqui é um estudo da Organização Mundial de Saúde que foi publicado esta semana, chegando à seguinte conclusão :

Se todos os adultos do mundo fizessem um teste de HIV, poderia haver uma diminuição de até 95% nos novos casos.Por que ?

A maior parte da transmissão do vírus é feita por pessoas que não sabem que são portadoras.

Em alguns países a relação entre diagnosticados e contaminados pode passar de 5 prá 1.

Ou seja, de cada pessoa com diagnóstico de HIV positivo,tem pelo menos 5 que têm o vírus e não sabem e estão disseminando.

Começar o tratamento para as pessoas diagnosticadas, especialmente as que não sentem nada, poderia reduzir o índice de AIDS de 20 por mil, para 1 pessoa por mil, em 10 anos.

Isto já é feito em medicina com pesquisa de pessoas com alterações no Colesterol, Glicose,etc.

Por que isto não é feito de imediato com o HIV, já que os testes custam muito pouco e já existem até testes que você compra na farmácia e faz em casa, como teste de gravidez ?Não tenho a menor idéia.

Esta é outra hipocrisia. Os governos argumentam que as pessoas poderiam se suicidar quando fizessem o teste e desse positivo. Duvido muito. A dor de cabeça pode ser maior, 10 anos depois quando a pessoa descobrir que além de estar com a doença em estágio avançado, também vai matar a família inteira e muitas pessoas que amou.

O FDA - órgão de saúde americano - recomenda atualmente que todo adulto que chegue numa emergência, até com dor de ouvido - seja oferecido a ele a possibilidade de fazer um teste de HIV.

Aqui também deveria ser assim.

Melhor do que gastar milhares de reais no futuro,

pagando caríssimos remédios de quem poderia não ter sido contaminado se o portador soubesse sua condição.