segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PROTÓGENES QUEIROZ


Protógenes e a metralhadora giratória. 
Candidato a quê ?

Democracia é coisa complicada e bela. Cada um, com responsabilidade, pode dar sua opinião e contribuir para o entendimento do país.
Interessante a volumosa entrevista do Delegado da Polícia Federal PROTÓGENES QUEIROZ na Caros Amigos.
 6 horas de entrevista em 12 páginas.
Muito tempo que não compro Caros Amigos. Ficou "governo demais".
Falam mal do governo, pedindo um "mais à esquerda", mas...
neste número  todas as propagandas são de estatais e tem até uma 
" Carta ao Presidente Lula sobre nossa crise" de João Pedro Stedile, do MST, sugerindo  que Lula baixe os juros, como se isto fosse função do presidente, e saia da Organização Mundial de Comércio, como se o Brasil não dependesse de negócios com os outros países.

A entrevista é bombástica, mas dá  outra visão daquele artigo de capa devastador, onde a VEJA ridicularizou e triturou o delegado.
Algumas passagens :

" Prendi um motoqueiro na ponte de Foz do Iguaçu. Sobrinho de uma senadora do Paraguai. Transportava 3 milhões de reais e vinha lavar dinheiro ilegal no Brasil...o garoto foi solto com o pagamento de uma fiança de 500 mil reais, num cheque assinado pelo presidente do Banestado : Reinhold Stephanes, hoje Ministro da Agricultura" .

Sobre o caso do contrabandista chinês Law Kim Chong : " É muito difícil pegar um mafioso na situação complexa. Ele está preparado para isto. Você pega na situação simples. " ( Recordo aos leitores deste blog que Al Capone nunca conseguiu ser preso por assassinatos. Passou muitos anos preso... por problemas com o Imposto de Renda ).

"Daniel Dantas é o PC Farias que deu certo".
( sugere que seria  o PC Farias de FHCardoso ).

"Alguém me falou : Protógenes, se o Daniel Dantas falar, eu prefiro que ele fique preso".

" Só quando tinha 14 anos eu era da teoria de que 'quanto pior, melhor'.
Hoje, para mim, quanto pior, pior".

De levantar da cadeira, a história - longa para ser resumida aqui - dos títulos da Dívida Pública brasileira, que foram comercializados no Governo de Fernando Henrique. Acusação muito pesada contra o ex-presidente e que deveria ser investigada.

Valeu, Protógenes, continuo sem ser seu fã. Mas foi bom ouvir suas explicações. Como Diogo Mainardi, vejo uma máquina estatal muito desaparelhada em todos os sentidos, sobretudo o intelectual.
PS : Me dei ao trabalho de assistir o "Roda Viva", da TV Cultura, que a TV Brasil reprisou sem cortes na tarde deste domingo,  com o delegado. Fiquei ainda menos fã. A postura de "eu sou o novo Jesus Cristo, perseguido pela cúpula da Polícia Federal", não pegou.
A postura é de "candidato a alguma coisa".
A frase " O Brasil se divide em antes e depois de Operação Satiagraha" dita por ele, dá uma pálida idéia do estado delirante do entrevistado.


Protógenes Queiroz,
delegado da Polícia Federal,
que entrou nas manchetes na Operação que prendeu Daniel Dantas,
que não é flor que se cheire.