sábado, 20 de dezembro de 2008

Ivo Pitanguy


Interessante, curiosa e fácil de ler.
Isto tudo a coleção de livros da Editora Campus :
"CARTAS A UM JOVEM... "

Bernardinho escreveu as "CARTAS A UM JOVEM ATLETA".
Fernando Henrique Cardoso, num texto insosso e cansativo e tergiversante - como ele próprio - aquela postura de " eu sou um professor, mas quero ser tratado como um aluno qualquer ..."  em CARTAS A UM JOVEM POLÍTICO.

Ivo Pitanguy, como de costume, arrasou no
" CARTAS A UM JOVEM CIRURGIÃO,
- perseverança,disciplina e alegria. "
Faz um rápido balanço da sua carreira, mostrando que nem tudo na vida do mais famoso cirurgião plástico do mundo é glamour.
Que ralou durante muitos anos prá chegar onde chegou.
Que deixou de lado muitas coisas da vida prá se meter de cara em grandes hospitais dos Estados Unidos e França, onde passou anos, prá aprender.
Também dá uma lição à medicina de hoje.
Dizendo que médico não é aquele que entende dos aparelhos tecnológicos de milhões de reais de última geração.
Médico é quem empatiza com o paciente,
quem entende a dor e a fragilidade que está ali do outro lado da mesa.O livro deveria ser obrigatório em todos os currículos de medicina, pois pode ser lido em poucas horas e são incontáveis as verdades enumeradas.
Entre elas :
" A única propaganda efetiva do médico é através do paciente bem cuidado, bem tratado e bem operado. O bem estar do paciente cria uma corrente de confiança."

" Ser cirurgião é, antes de tudo, respeitar e se interessar por aqueles que nos procuram.  Quem não pensa assim, não é um cirurgião, é um simples mecânico".

Defeito de Pitanguy : TER SUCESSO NO BRASIL.
Em todos os grandes países do mundo uma pessoa que tem sucesso é olhada com respeito e admiração. No Brasil ( que segundo Otto Lara Resende, mineiro só é solidário no câncer ) chegou alguém de sucesso, a pergunta na cabeça de todo mundo é : roubou aonde ? Traficou drogas ? Foi político ou administrador público ? O sucesso por aqui é muito mal visto.

Defeito da coleção : o tamanho do livro é pequeno, todos ( já são mais de 20 ) têm pouco mais de 100 páginas,cada um, e assim mesmo custam mais de 30 reais.
É caro. No futuro estará em algum queima do Submarino.com por 8 reais. Aí se pode comprar para dar de presente.