segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ABC DA MÍDIA 1


Junto com a alfabetização do currículo escolar, crianças deveriam fazer uma matéria com o nome de  
ALFABETIZAÇÃO PARA A MÍDIA.
Jornais impressos ou televisivos são instrumentos ligeiros, sem muita possibilidade de uma vigilância nas suas matérias. 
Mas imbutem muitos erros, alguns propositais.
Se o formato deste blog permitisse
 eu faria uma seção com o nome :
"ONDE ESTÁ ESCRITO ... LEIA-SE ..."
Exemplos :

1 - Estadão ontem : "PIOR DA CRISE JÁ PASSOU, diz o ministro da Fazenda Guido Mantega". Link : 
A leitura correta é ... O ministro Mantega 'gostaria' que o pior da crise já tivesse passado. Na verdade, ninguém tem a menor idéia de qual será o fundo do poço desta crise. É possível que o ministro não tenha razão. Se um país como a Islândia, com população do tamanho de Caruaru, uma economia de 3 bancos, informou que vai levar 4 anos para saber ao certo o tamanho do seu buraco econômico, imagina quanto tempo economias como a brasileira e a americana, milhares de vezes mais complexas, vão levar para fazer os seus balancetes e saber como resolvê-los.

2 - Num assunto doloroso, que não sei como abordar com segurança ( o da advogada pernambucana Paula Oliveira agredida na Suiça ), o Diário de Pernambuco deste sábado dá uma declaração do tio da mesma, Coronel da Aeronáutica, Sílvio Oliveira : "...Agora, neste particular da automutilação, eu conheço minha sobrinha: 
é improvável que ela tenha feito isto." 
Entendo a solidariedade do tio. Não é isto que quero avaliar.
Só é preciso notar que a cada dia, em alguma página do jornal, tem alguém dizendo : " Não acredito que meu filho tenha feito isto.",etc,etc.
Ou seja, é bom relembrar a frase de James Joyce :
" É DIFÍCIL CONHECER OUTRA PESSOA ALÉM DE NÓS MESMOS".
Também fico assombrado como em cada crime de pessoa de classe média prá cima, a família se apressa a gritar aos 4 cantos : " FOI UM ASSALTO !!!". Deve-se entender : "Olha, fulano não tinha nenhum inimigo, fulana não tinha qualquer problema pessoal,etc." Não é melhor aguardar um pouco as investigações e os dados técnicos, antes de estar alardeando um fato que pode mostrar ser falso ? 

A matéria ficou grande demais.
Amanhã continuo ...
e explico o que o carrão está fazendo no início da matéria.