quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Zimbabwe


ZIMBABWE é um triste país africano, que faz fronteira com a África do Sul. Já foi África Austral e Rodésia, antes de ser Zimbabwe.
Governado a 29 anos por um ditador populista e irresponsável chamado Robert Mugabe, vive uma década de caos econômico.

A inflação em 2008 foi 9.000.000 % ( Simmmm !!! 9 milhões por cento ao ano ). Nós brasileiros que já tivemos coisa parecida, mas menos grave, sabemos quem paga o pato da inflação : OS POBRES !!!! Os ricos protegem o seu dinheiro nos bancos e nos juros e os pobres vêem o seu salário escorrer pelas mãos.
Lembro a candura do meu pai, que era um aplicador fiel da Caderneta de Poupança, dizendo no mês antes do Plano Collor, que não importava prá ele quanto era a inflação, desde que a poupança rendesse os quase 40% que tinha rendido naquele mês. Era uma idéia ingênua pensar que aquela hemorragia inflacionária poderia se manter.

ZIMBABWE trocou de moeda esta semana. 
Tirou 12 ( doze ) zeros do dólar zimbabuano.
Psicologicamente deve ter sido terrível, como pensaria meu saudoso pai na sua inocência econômica. Você vai dormir TRILIONÁRIO e acorda com 1 dólar. 1.000.000.000.000 ( um trilhão de dólares de Zimbabwe ) passou a valer 1 dólar novo de Zimbabwe. Ah ah ah ah ah
Seria a minha única chance de ser milionário.
Vou entrar na máquina do tempo e me mudar prá Zimbabwe... a semana passada.

PS : Pode ser escrito ZIMBÁBUE, ZIMBABWE OU ZIMBABUÉ.