terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ABC DA MÍDIA 2

O que deveria ser ensinado nas escolas ?  
 Como ler um jornal ?
O que a notícia da televisão diz, sem querer ?
Ou como disse aquele ex-diretor do Jornal da Nacional, da Globo :" Não há uma só notícia no JN que não tenha um interesse por trás."  Como destrinchar a verdade escondida em cada notícia ?

Não vou falar aqui da minha luta contra os preconceitos.
Todo dia consigo matar 4 preconceitos dentro de mim,
mas aí surgem outros 5... e a luta continua.
É um assunto prá outra matéria.

SUV (estes carrões,"utilitários", como são chamados no Brasil) é um dos meus preconceitos e fontes de irritação. Para que pessoas compram um carro para 6 a 9 pessoas, e 99,9 % do tempo estão sózinhas dentro deles ? Por que a classe média e os ricos sonham e compram um carro com tração e potência"para subir o Everest" (mais de 8 mil metros de altura), como diz a propaganda de um deles, se a maioria não vai usar o carro prá subir mais de 5 metros, que deve ser o desnível que o pessoal de Boa Viagem, Recife, vai galgar a vida inteira ? Claro que não irão subir o Morro do Beberibe com uma Hilux ou EcoSport. Puro desperdício.

O último ítem do ABC para mídia, e dos meus preconceitos,são as irritantes manchetes sobre " Governo ajuda montadoras de automóveis.". Pulo da cadeira quando leio uma delas.
A leitura correta deveria ser : " GOVERNO AJUDA SÓCIOS" ou "MONTADORAS AJUDAM GOVERNO."
Cada carro novo que você compra, quase a metade é de impostos para o governo.
Cada ano você paga de 500 a 3 mil reais de IPVA, sem qualquer retribuição ( nas estradas você paga pedágios,etc.)
Cada litro de gasolina ou álcool que coloca no tanque mais da metade é imposto. ( Um litro de gasolina custa 1 real na Argentina. Detalhe : a gasolina é importada do Brasil e vendida pela Petrobrás a "los hermanos" por 0.67 real. Aqui está chegando nos 3 reais. ).

A verdade mais próxima estava numa manchete de jornal em outubro, quando começou a crise financeira. Numa mesma foto do pátio de uma montadora, lotado de carros novos encalhados,  tinha 2 legendas : " Aqui 10 milhões de reais parados." e depois " Aqui 5 milhões de reais de impostos parados.".

Resumindo: o governo não está ajudando as montadoras. Está ajudando um sócio que lhe rende muito, muito dinheiro. Cada carro vendido no Brasil vira uma galinha de ovos de ouro do governo, onde ele só vai ter lucro e nenhum prejuízo.
Se alguém fizer as contas vai ver que se o governo presenteasse carros de graça à população ainda era vantagem prá ele.