quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PMDB


Michel Temer PMDB-SP ganhou a eleição para presidente da Câmara dos Deputados. Sarney PMDB-AP ganhou para o Senado.

Alguns lamentaram. Nâo cheguei a fazê-lo.
O Executivo brasileiro concentra tantos poderes que, se a Câmara e o Senado ficassem 1 ano de férias, faria muito pouca diferença na vida do país. Alguém lembra de alguma decisão importante além do fim da CPMF, contrariando o governo ? Não lembro de nada. As discussões são feitas mais em cima dos interesses pessoais e dos grupos de cada um, do que do interesse do Brasil em si.

O PMDB é o partido cuja ideologia me agrada mais. Claro que não o PMDB de Temer, Sarney e Renan Calheiros. PMDB de Ulysses Guimarães, Mário Covas e Jarbas Vasconcelos ( apesar dele ter vendido a CELPE e colocado um imposto de 50% na conta de energia elétrica, fazendo a minha conta aumentar 400% em dólar. E dizendo que o imposto era de 30%, porque era "por dentro". Um artifício que é um acinte à inteligência das pessoas. Parece "Revolução dos Bichos" de George Orwell, onde tinha uma norma dizendo " Todos os animais são iguais. Mas alguns animais são mais iguais do que os outros".)

Michel Temer, em seu discurso de posse, disse :

" A IMPRENSA É IRMÃ SIAMESA DO LEGISLATIVO".
(em defesa da liberdade de imprensa ).
Claro que não acredito que ele honre isto na prática.
Foi só uma cutucada no Executivo.

Eu gostaria antes de morrer ( de velhice, de preferência ) de ouvir a seguinte frase :

" A IMPRENSA É IRMÃ SIAMESA DO EXECUTIVO".

Não entendo porque os todo poderosos - presidente, sobretudo - implicam tanto com a imprensa. Fernando Henrique foi o mais cordial com ela. Em troca a imprensa deu bons agrados, como esconder do país o seu filho, fora do casamento, com a jornalista da Globo. Os presidentes militares odiavam a imprensa. Garrastazu Médici, se pudesse, teria acabado com a imprensa por decreto ou por pelotão de fuzilamento. Na minha opinião, a imprensa é o quarto poder de um país, depois do Executivo, Legislativo e Judiciário ( Tenho tanto respeito que escrevo com maiúsculas. Sem ironia.). Exultei esta semana vendo uma professora do ensino médio de Garanhuns que incentiva os alunos a estudarem português através dos jornais. Nada mais belo do que ter a consciência do mundo. Nada mais moderno do que poderosos aceitarem o papel crítico da imprensa sem alimentarem a própria paranóia, de acharem que estão sendo perseguidos. Só porque a mídia não lhes é um contínuo elogio, como na garroteada mídia venezuelana ou cubana, não significa perseguição. Significa liberdade.Aquela Dama por quem tenho tanto apreço.