sábado, 14 de fevereiro de 2009

Jogue a geladeira no lixo

Jogando a geladeira no lixo,

Nos últimos 2 anos, Rachel Muston, funcionária pública canadense, procura reduzir suas emissões de carbono na atmosfera. Veste roupas de algodão, faz coleta de lixo seletivo, melhorou a eficiência do aquecimento de sua casa de 3 andares, etc.

Um ano atrás ela e seu marido,Scott Young, depois de planejarem durante algumas semanas, decidiram fazer o impensável : DESLIGAR A GELADEIRA. " Estamos felizes e surpresos de como foi fácil", diz ela.

Acusando a geladeira de ser um grande desperdício de energia, e apesar de 99,5% das residência americanas terem uma, alguns integrantes do movimento ecológico dizem que ela é desnecessária. É bastante planejar melhor compras e estoques.

Uma geladeira produz em média uma tonelada de dióxido de carbono por ano. Os novos modelos, mais eficientes, produzem a metade disto. Os hábitos alimentares foram alterados em parte. O casal tem que cozinhar mais vezes por semana. Um problema era o leite e seus derivados. Então fizeram um caixa tipo isopor, onde colocam gelo comprado e os alimentos.

Uma constatação irrefutável : GRANDE PARTE DO QUE SE GUARDA NA GELADEIRA NÃO PRECISARIA ESTAR LÁ".

Algumas idéias - minhas e alheias :

1 - Duvido muito que o brasileiro faça coisa parecida. A geladeira foi o sonho de todos os pobres do país. Os ricos sonharam com as geladeiras duplas, que expelem água gelada e gelo sem abrir,etc e custam mais de 5 mil reais.

2 - O clima frio do Canadá torna isto mais possível. Lembro de deixar leite perto da janela em Paris, no outono, por até 5 dias e ele não azedar. No calor nordestino, azeda em poucas horas.

3 - Ainda estamos engatinhando na consciência ecológica. Cada ida minha ao supermercado, dói a consciência e tento trazer o mínimo de sacos plásticos. Mas ainda não consegui aquelas sacolas ecológicas,que dispensam os sacos plásticos.

4 - Desliguei e doei 2 freezers que tinha em casa. Agora tenho só a geladeira, com o freezer na parte superior, independente. Parei de estocar muita coisa. Se morasse perto de um supermercado que não perdesse 1 hora na fila prá pagar, como Bonanza e Multibom aqui em Pesqueira, toparia fazer a experiência de viver sem geladeira. Por enquanto, não vai dá.

A canadense simpática e consciente ecológica Rachel Muston.