quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

HUGO CHÁVEZ


Hugo Chávez : por 10 anos presidente da Venezuela.

Admirações  :


1 - Fez um governo preocupado com o povo, Mais do que os presidentes elitistas e ditadores anteriores.

2 - Teve  reação "tranquila" quando foi vítima de golpe de estado. Não apelou para quartéis e derramamentos inúteis de sangue. Aguardou a lei se impor.
3 - É um grande conversador. Deve ter uma prosa fabulosa. Também é "midiático". A idéia de ajudar, com óleo para aquecimento mais barato, os negros e pobres de Nova Iorque, em pleno reinado de W.Bush foi excelente, como forma de aparecer.

NÃO ADMIRAÇÕES :


1 - Todo político é vaidoso e personalista, mas isto tem um limite. A idéia de reeleições ilimitadas é uma piada em qualquer democracia. Dá a impressão que o político pensa que só ele pode consertar o país, que não há ninguém que o possa substituir. O perigo, que quase aconteceu com Fidel Castro, é o cara se achar tão imprescindível que  pretenda ser governante mesmo quando morrer, já que se acha tão perfeito e indispensável.
2 - Não é boa idéia fazer doações mundo à fora ( comprou grande parte da dívida pôdre e impagável da Argentina ) com o dinheiro do povo venezuelano. É um povo pobre. Caracas é uma das cidades de maior índice de criminalidade do mundo. É uma das poucas grandes capitais do mundo sem saneamento. Então primeiro deveria usar o dinheiro do povo venezuelano prá resolver os seus problemas e não gastar bilhões do lucro do petróleo - quase o único produto de exportação do país - fazendo média mundo à fora. Ajudar o povo cubano com petróleo barato em troca de médicos e ciência foi uma idéia louvável .
3 - Criar milícias populares, perseguir jornalistas discordantes, fechar canais de TV que não o apóiam, isto tudo é insensato e antidemocrático. Páro por aqui.