quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ciudad Juárez, o lamento.



Inacreditável, comovente, patética e humilhante.
São os sentimentos que tive ontem, lendo o editorial de "EL DIARIO", de Ciudad Juárez, uma das maiores cidades do México.

O editorial se chama

" O QUE QUEREM DE NÓS? "

Pede orientação aos traficantes de como os jornalistas deveriam se comportar, para evitar mais assassinatos deles.

Abaixo o início do editorial.
Como é um texto grande, que não cabe aqui, o restante, traduzido, pode ser acessado no link da Folha, no fim da matéria.

Senhores das diferentes organizações que disputam o controle de Ciudad Juárez: a perda de dois repórteres desta empresa em menos de dois anos representa prejuízo irreparável para todos que aqui trabalhamos, e em especial para as famílias de ambos.

Gostaríamos de informá-los de que somos comunicadores, não adivinhos. Portanto, como trabalhadores da comunicação, queremos que nos expliquem o que querem de nós, o que pretendem que publiquemos ou deixemos de publicar, para que saibamos a que nos ater.

No momento, os senhores são, na prática, as autoridades desta cidade, porque o poder constituído não foi capaz de fazer coisa alguma para impedir que nossos companheiros continuem a ser abatidos, apesar de nossas reiteradas exigências.

É por isso que, diante dessa realidade irrebatível, nos dirigimos aos senhores com essa pergunta, porque o que menos desejamos é ver outro de nossos colegas cair vítima de seus disparos.