quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Obama, Wall Street e "Greed"- a avareza


Afora a Peste Medieval, que quase devora toda humanidade, e a malária, que mata milhões de pobres a cada ano, o chamado "mundo financeiro" foi a maior ameaça à espécie humana que já apareceu.

Na charge acima, Obama dá uma surra no touro, que é o símbolo de Wall Street, onde rola o grosso do dinheiro do mundo.

Bush desregulou tudo, porque imaginava que eles seriam capazes de não devorarem o próprio rabo. Não foi o que aconteceu.
Em negócios escusos, como derivativos e bolha imobiliária, o mundo quase vai ao caos, e o contribuinte americano foi convidado a colocar muitos bilhões de dólares nos bancos, para que isto não acontecesse.

Agora que a recessão americana vai continuar por muitos anos, mas o pânico já passou, o NYTimes publica artigo dizendo que Wall Street está abandonando Obama.

Novamente as questões das regulamentações.
Acharam um absurdo quando o governo não aceitou que os presidentes e diretores de grandes bancos ganhassem centenas de milhões de dólares em prêmios, num ano que acionistas e consumidores viram seus patrimônios derretendo.

Prá não estender muito este pequeno tópico, eles estão revoltados, por exemplo, que o governo queira diminuir os contratos de Cartões de Créditos de inacreditáveis 32 páginas em letra pequena, que nenhum consumidor nunca leu e só vai saber as arapucas quando cair em uma delas, para 4 páginas legíveis.

Entendo que isto já é pedir demais a quem representa onde pior já se apresentou a ganância humana.