terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pat Tilllman e o 7 de setembro.



Começou a exibição nos EUA semana passada do documentário "A história de Tillman", do diretor Amir Bar-Lev, que promete ser um dos grandes filmes de 2010.

Meu prólogo:
Pat Tilmman (PT), 22 anos, era um americano da Califórnia, que 8 meses depois dos trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, abandonou um contrato de jogador de futebol americano, com salário em torno de 1 milhão de dólares por ano, para se alistar no exército americano, como voluntário, para lutar no Afeganistão.
Era o soldado mais conhecido nesta guerra.
Poucos meses depois de lá chegar, morreu em combate, aos 25 anos.

PT história 1 :
- O exército americano publicou um extenso relatório sobre sua morte, em combate com forças talebãs, e mostrando-o como um herói de batalha.

PT história 2:
- 13 dias depois da morte, um repórter do Washington Post publica matéria afirmando que PT morreu com 3 tiros na cabeça disparados por um outro soldado americano, que pensava estar diante de talebã, o desnaturado "fogo amigo".
A história oficial do exército, sobre o combate, era totalmente mentirosa.

PT história 3:
- a mãe de Tillman se transforma na segunda heroína deste comovente embroglio. Exige a verdade a todo custo. Enfrenta o governo e não permite que a imagem do seu filho seja usada nem pela Direita de Bush, nem pela Esquerda. Transforma a sua dor em uma Fundação com o nome do filho para ajudar outras pessoas.

Aos patriotas, Feliz Dia da Pátria.