sábado, 6 de fevereiro de 2010

AUSCHWITZ

... ou a beleza da justiça humana!!!

O campo de concentração de Auschwitz na Polônia, esteve nas manchetes dos jornais nos últimos dias.
Primeiro porque fez 65 anos do fechamento do campo que os nazistas usaram na II Grande Guerra. Como era o maior dos campos e um símbolo dos crimes alemães, as cerimônias se concentraram lá.

Segundo, porque algum maluco roubou a placa de ferro da entrada, onde tem escrito a frase cheia de escárnio: O TRABALHO LIBERTA. Foi encontrada alguns dias depois. Mas despertou a histeria e paranóia sionistas, que logo viram o risco delirante de um renascimento nazista,etc,etc, que não era verdadeiro. Era só obra de um colecionador maluco e delinquente, claro, entrosado com ladrões comuns.

A beleza da justiça humana !?!?
Segundo o filme O LEITOR, 18 mil pessoas trabalhavam lá.
Segundo a Wikipedia, inicialmente a estimativa oficial era de que 4 milhões de pessoas teriam sido mortas lá, cerca de 90% judeus.
A cifra oficial que está lá fixada, e onde eu nunca aguentaria ir, como turistas o fazem, é de cerca 1.1 milhão de mortos . Penso que sofreria uma irreversível devastação mental se visse de perto este lugar que envergonha a humanidade.

Segundo o filme O LEITOR, que só agora tive coragem de assistir, dos 18 mil funcionários, 19 foram condenados e só 6 por homicídio.
Dá 1 condenado por cada 200 mil mortos.

Parabéns humanidade e "aliados" da Segunda Grande Guerra.
Agindo com este "rigor", logo logo chegaremos à barbárie novamente.

Ainda estou digerindo o filme, e talvez poste algum comentário sobre ele no futuro.
Hesitei muito em vê-lo porque sabia, desde o belo e indigesto AS HORAS, que o diretor Stephen Daldry tinha deixado de lado as divagações libertárias de BILLY ELLIOT, e não poupava o espectador de nenhuma crueldade.
Resisti por um tempo, mas agora assisti.