segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SOU PORQUE SOMOS.


HBO exibiu SOU PORQUE SOMOS, um documentário de 90 minutos, dirigido por NATHAN RISSMAN, escrito e produzido por MADONNA.

MALAUÍ é o segundo país mais pobre do mundo. Tem população de cerca de 13 milhões de habitantes. 85% vive em área rural e 66% vive com menos de 2 reais por dia.
Fica no chamado "coração da África", fazendo fronteira com Tanzânia e Moçambique.

Antes das ações de Madonna e da adoção de 2 filhos dela lá, é provável que 99,9% do mundo não soubesse apontar no mapa onde o país ficava.
Agora melhorou um pouco. Um pouquinho só.

Seguindo o tradicional "em cima de queda, coice", o país tem mais de 1 milhão de órfãos da AIDS. Numa sociedade miserável e preconceituosa onde falar de sexo é quase um crime, onde não existe preservativo, e onde, entre outros absurdos, existe o costume de, quando uma mãe perde um filho (mesmo que estiverem com AIDS, o filho morto e a mãe), ela tem obrigação de ter 3 relações sexuais em 1 dia, com um desconhecido de uma aldeia vizinha, para "poder se purificar." Até que ela faça isto, ninguém na aldeia dela pode ter relações sexuais !!!

O documentário é todo muito doloroso e difícil de ver. Parabéns ao esforço de Madonna para levantar este véu de miséria para o mundo e abrir a possibilidade de melhoras.

O Malauí me lembrou em tudo o Haiti.
Da miséria sem esperança, às crenças cruéis do desespero.
Que tal o costume local de mutilar os órgãos genitais de crianças para poder adquirir maior potência sexual? Inclassificável.
A diferença é que o segundo fica perto dos EUA e tem muitos imigrantes lá, de onde mandam muito dinheiro para os parentes que não saíram do país.

O filme é totalmente recomendável... mas talvez não durante o carnaval.
O contraste ficará ainda maior.

Link do site do filme, em inglês, abaixo:


FANIZO,
foi um dos órfãos tocados pela mão generosa de Madonna,
que o colocou em um colégio particular.
Muitas crianças saem da escola porque não podem pagar uma taxa de 18 reais POR SEMESTRE, cobrada para o segundo gráu.