segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

RESTAVEC



RESTAVEC (abreviatura do francês REST AVEC VOUS = FIQUE PRÁ VOCÊ) são crianças a partir de 4 anos, escravas, no Haiti, a "primeira república negra, livre, do mundo, em 1801".

A idéia ORIGINAL até que é boa e deve ser universal para os pobres. Quando criança, vários parentes moraram em minha casa, onde vinham estudar (pois moravam na Zona Rural). Eram tratados exatamente como os filhos, tendo as mesmas obrigações. Alguns contribuíam financeiramente com a casa. No Haiti, era prá ser assim. Mas não é.

No Haiti, onde tudo degenerou, são cerca de 250 mil crianças que não calçam sapatos (um ponto de orgulho na cultura do país), não sentam na mesa com as outras crianças, não vão à escola e são abusadas sexualmente pelo resto da casa.
São encontrados em 22% dos lares do Haiti e em 44% das casas do famoso bairro pobre CITÉ SOLEIL.

As meninas são preferidas,pois são mais submissas.

A foto acima mostra a capa de um livro feito por um ex-restavec e agora diretor de uma ONG de ajuda aos mesmos. É a autobiografia dele. Não encontrei tradução brasileira.

O furacão de 2 anos atrás, o terremoto de 1 mês atrás e a temporada de furacão de 2010,que está começando, e promete novas catástrofes, aprofundam uma situação de fundo de poço sem fim.

Tudo uma vergonha para a humanidade, e sobretudo para a cultura haitiana.

Por falar nisto, o que é que o Brasil está fazendo mesmo lá?
Restaurando a ordem?
Vamos tentar acreditar.