segunda-feira, 8 de março de 2010

Alex e seus drugues.



Isabela Boscov, excelente crítica de cinema da VEJA, fez a sua lista dos "injustiçados da história do Oscar".

Na minha geração as 2 maiores injustiças do Oscar foram:
1 - 1971, Patton, que é um grande filme, ter ganho o prêmio de Melhor Filme para A LARANJA MECÂNICA, de Kubrick, que não era um grande filme, era um filme que definiu o cinema como arte e a cultura como espetáculo.
Uma das obras primas do cinema.
Laranja não foi sequer indicado.

George C.Scott ganhou melhor ator, quando deveria ter sido MALCOLM MCDOWELL. O primeiro é um grande ator, mas o segundo retratou de forma inesquecível as encruzilhadas que a juventude trilhava na época, entre o engajamento político ou a simples viagem nas drogas ou na marginalização. Um filme e uma atuação que só crescem a cada vez que reassisto.
O personagem ALEX e seus drugs não sairão da memória de quem o tenha assistido uma só vez.
Um dos 10 melhores filmes da minha vida, que também tem um outro Kubrick: BARRY LINDON.

2 - O meu outro recente "desgosto" foi "Crash-um limite", um filme sem impacto e sem "ombros de gigantes", ter ganho para O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN. Passará à história como uma das maiores mancadas de Hollywood.


P.S.: A foto que começa esta matéria é o cartaz de A LARANJA MECÂNICA, Stanley Kubrick, 1971, filme sobre o qual se refere o ítem 1. Alex e seus drugues são amigos em uma Londres do futuro e passam o tempo espancando velhos mendigos, pelo prazer de fazê-los.