Artigo de OLIVIA JUDSON no NYTimes relata a importância das horas do dia em nosso corpo. Ela abre o artigo dizendo que, no futuro, os nossos alimentos e remédios, e muitas das nossas atividades serão orientadas por um novo profissional chamado CRONOCONSULTANTE.
Há muito que conhecemos os RITMOS CIRCADIANOS do corpo: pela manhã sua temperatura corporal é mais baixa do que o resto do dia. A pressão arterial baixa significantemente durante a noite, mas começa a se elevar nos minutos antes de despertar. Os músculos são mais fortes à tarde, do que de manhã. O conteúdo do leite humano também muda durante o dia.Obesidade, câncer de mama e certos tipos de doença mental são todas associadas com quebras do ritmo circadiano.
Dois grupos de ratos foram alimentados com a mesma dieta, sendo que um o fazia durante a madrugada. Este grupo teve muito maior índice de obesidade.
A psiquiatria já experimentou tratamentos de doença bipolar ajustando o ritmo circadiano, com algum sucesso.
Ainda não sabemos tudo sobre este assunto, mas algumas orientações já podem ser dadas: não durma com qualquer tipo de claridade, cancele festas no meio da madrugada e coloque o sono na lista de suas prioridades de vida.