sábado, 6 de março de 2010

Elisa Lynch


3 livros saíram nos últimos meses sobre este fantástico personagem da História.

Casada com Solano López, presidente do Paraguai, que a conheceu numa "casa de encontros" em Paris. Morreu na miséria em Paris, aos 52 anos, em 1886, depois de ter abandonado o Paraguai e visto seu marido e os filhos morrerem na trágica guerra contra o Brasil.

Esta irlandesa que tinha se exilado em Paris, teve grande influência nas decisões de Solano.

Se aproximando os 150 anos do começo da guerra que Brasil-Argentina-Uruguai (conhecida como a Tríplice Aliance) travaram com o pequeno Paraguai, e os arquivos do exército brasileiro nunca foram liberados, nem mesmo para historiadores.
O que dá asas às mais exdrúxulas - e talvez verdadeiras - teorias. Entre elas documentação que mostra autorização do Alto comando brasileiro para exterminar a população masculina paraguaia, o que quase foi conseguido. O exército paraguaio, nas suas últimas batalhas, era quase totalmente constituído de crianças e mulheres.
Os homens já tinham sido mortos.
Quando acabou a guerra, o Paraguai tinha diminuído sua população de 525.000 para 221.000, dos quais só 28.000 eram homens. O país levou 3 gerações para reconstituir sua população.
No balanço, 90% dos homens paraguaios foram mortos e a metade do território do país foi rateado entre os 3 "vencedores".

A única vingança do Paraguai foi a Zona Franca da região de Foz do Iguaçu.
kkkkkk

O Nosso Presidente, que é um homem cordial, sempre disposto a indenizações e perdões de dívidas, poderia devolver ao nosso vizinho as suas terras, que lhe são de direito.
Contaria com meu apoio.
É sempre tempo de corrigir erros históricos.

P.S.: Os jornais de hoje noticiam que o Brasil vai devolver ao Paraguai um CANHÃO feito com ferro e bronze "capturados" dos sinos das igrejas do nosso vizinho, durante a guerra. E que era considerado um troféu da campanha!!!! Muito bom, mas seria bom também devolver as terras "capturadas". Em troca, eles fechariam a Zona Franca, que só serve para contrabando de armas e drogas.


FHC e Lula já devolveram as terras dos índios (criando milhões de quilômetros quadrados de reserva indígena), aos negros (criando as quilombolas),etc. Só falta devolver o que roubamos (agora a palavra saiu) do pobre Paraguai.