segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Isto é só o trailler." भारत गणराज्य



26 de novembro de 2008
não será esquecido na Índia.

Naquele dia, um comando com 10 paquistaneses, do grupo terrorista mais conhecido do país (LASHSKAR-E-TAIBA) -O EXÉRCITO DOS JUSTOS- entrou, com um barco roubado, numa favela de MUMBAI, antiga Bombaim, a maior cidade do país.

A favela fica a poucos metros de 2 dos hotéis mais luxuosos do país.
O comando se dividiu em duplas e atacou a lotada estação ferroviária, um centro judaico, um café e um hospital.
Deixaram bombas em vários táxis, espalhando o pânico por toda a cidade, que se viu atacada em muitas frentes.

Só 1 terrorista foi preso.
Os outros foram mortos.
173 pessoas morreram e 308 ficaram feridas.
Isto tudo está no excelente documentário que a HBO está exibindo.
Narração do jornalista da CNN FAREED ZACHARIAS.
Duração de 45 minutos.
Filme de 2009, direção DAN REED.

O que ainda horroriza:

1 - o enorme despreparo da polícia da maior parte do mundo para lidar com terroristas, mesmo quando não têm aviões sequestrados ou artefatos tecnológicos de ponta.
O ataque durou 3 dias e a polícia não conseguiu salvar praticamente ninguém que estava ao alcance das balas dos terroristas. Os terroristas foram mortos quando já cansados e acuados.

2 - a tecnologia orientando o massacre. Apesar dos franco-atiradores não terem mais do que granadas, facas e metralhadoras, os chefes do grupo, passaram 3 dias orientando pelo celular, falando do Paquistão, como deveriam fazer, e quem deveriam matar.
Um horror gravado inteiramente pela polícia indiana e incluído no documentário.

3 - muito forte o depoimento do único terrorista capturado. A ser verdade, uma pessoa sem nenhuma ideologia. Simplesmente lhe prometeram dinheiro para ajudar sua família e o convenceram que "a missão só estaria cumprida melhor com a morte dele" e, claro, o conhecido, "ALLAH espera você no paraíso, com recompensas."

4 - O título da matéria veio de um dos últimos diálogos com os chefes paquistaneses, pelo celular. Quando tinha reféns na sinagoga atacada, o chefe orienta: "Diga a polícia indiana que isto é apenas o trailer.
O filme virá depois."

5 - detalhe macabro: este grupo terrorista foi criado e treinado pelos militares do próprio governo do Paquistão para atacarem a zona da Caxemira, uma área disputada com a Índia.
Assim como a Al Qaeda, que recebeu milhões de dólares dos americanos, quando lutavam contra a ocupação russa do Afeganistão.
O mundo dá muitas voltas!!!

6 - Veremos ainda espetaculares ataques como este? Infelizmente, sim. O mundo é grande demais. O desespero de muitos ainda é total e prá estes não faz a menor diferença estar vivo ou morto.

P.S.: a palavra em língua HINDI que inicia esta matéria, é o nome oficial da REPÚBLICA DA ÍNDIA.