sábado, 8 de maio de 2010

Mo'Nique




O costume americano de "lavar roupa suja em público" teve um paroxismo ontem, na presença durante 1 hora inteira, do irmão mais velho da atriz Mo'Nique, no programa da Oprah.

Quando perguntada numa entrevista a Barbara Walters onde tinha se inspirado para fazer o papel de uma mãe negra cruel com a filha, no filme PRECIOSA (que ainda não assisti, mas estou muito interessado em ...), ela disse que no irmão mais velho, GERALD IMES, que abusou sexualmente dela em torno de 2 anos, quando ele tinha 13 e ela 7 anos.
Foi com este papel que ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Globo de Ouro e dezenas de outros prêmios.

OPRAH, que também foi abusada por tios e conhecidos, e fica transtornada cada vez que fala deste assunto, bem que tentou, mas não conseguiu encurralar Gerald.

Abuso infantil é um assunto que, muitas vezes, traz mais perguntas do que respostas.
Ele disse que se sentia culpado hoje, 37 anos depois, mas na época era um adolescente de 13 anos, que desde os 11 era viciado em heroína, cocaína e álcool, e tinha pouco senso de responsabilidade.
Parece coerente !!!

Entre as perguntas que me ficaram, foram: 1- Por que ela teve um excelente relacionamento com ele depois que o abuso parou, durante dezenas de anos, e recorreu a ele para tudo durante a adolescência, e só agora, 37 anos depois, ele virou um monstro para ela ?

Evidentemente não estou querendo criminalizar ela, que aos 7 anos, foi a notória vítima. Só que existem outras vítimas além dela. Ele também foi abusado quando criança. E, apesar de não ser uma desculpa, é difícil ser humano quando se vive como um animal, pelas condições sociais de cada um.

Lembro da cândida pergunta de um sertanejo pernambucano, que foi pego - e preso - tendo relações sexuais com 3 filhas adolescentes. Ele:Por que vou me matar de trabalhar para alimentar minhas filhas e dá-las para o prazer do primeiro marmanjo sem barba que passar aqui pela porta, se eu posso me dar este prazer?

Claro que é uma pergunta MONSTRUOSA, tanto do ponto de vista biológico, como social.
Mas vai explicar a sociologia de Émile Durkheim para um flagelado faminto que cria uma família inteira em uma casa de um só quarto e uma só cama!!!

Então, como já pensei em outra matéria, os fatos não podem ser destacados da História. Nós somos a História, incluindo nossa realidade e nosso contexto social.

E, como já é típico de tão escabroso assunto, ficam respostas e novas perguntas.
Por que os coroinhas de Arapiraca, que foram cruelmente seduzidos na adolescência pelo velho Monsenhor, chegaram aos 20 anos indo para a cama com o velho padre com tanto vigor?
Se tudo era tão degradante e sujo, por que agora, já adultos, continuaram repetindo o horror?
Por que Mo'Nique levou 37 anos para ver o irmão mais velho como um monstro?
Me mandem as respostas, que eu não as sei.

Gerald Imes, irmão mais velho de Mo'Nique,
que fez lavagem de panos sujos no
programa da Oprah,
diante de milhões de pessoas.

A entrevistadora tentou passar uma imagem dele de uma pessoa doentia, mas não conseguiu. Fiquei com a impressão de um homem vivendo num meio infestado de desemprego, drogas e baixa auto-estima, que errou feio quando adolescente de 13 anos, mas que agora não quer continuar a pagar por um crime que já pagou ( ficou preso 10 anos por abusar de outra pessoa.)