quinta-feira, 13 de maio de 2010

Primatas 2



Macacos podem ter consciência da morte

REINALDO JOSÉ LOPES, Folha de São Paulo, 27.04.2010.

"Rosie passou a noite em claro, sem arredar pé de onde estava o cadáver da mãe. Seus amigos Chippy e Blossom dormiram um sono inquieto naquela madrugada. Ficaram silenciosos na semana seguinte, comendo pouco, sem tocar nos pertences da morta. Os chimpanzés, tal como os humanos, entendem o que é morrer.

Até agora, a espécie humana parecia ser a única dotada do "privilégio" dúbio da consciência sobre a morte. James Anderson lança dúvida ao relatar a morte de Pansy, fêmea de mais de 50 anos, na edição de "Current Biology". Para eles, a consciência que os parentes mais próximos do homem têm de seu fim foi "subestimada"."

Pansy vivia com sua filha Rosie, outra fêmea idosa, Blossom, e o filho desta última, Chippy, num parque zoológico. Foi tratada pelos veterinários do local por vários dias, até que o tratador, ao perceber que ela estava respirando com dificuldade, decidiu permitir que ela morresse "em família", sem intervenção humana.

"O interessante é que eles tinham dados sobre como era o comportamento normal dos animais antes da morte, e isso permitiu fazer a comparação", aponta Patrícia Izar.

Os cientistas britânicos comparam a longa vigília de Rosie ao lado do corpo com um velório; consideram que o ataque de Chippy ao corpo da morta pode ter sido motivado pela raiva ligada à perda; e traçam paralelos entre a falta de apetite e quietude do trio sobrevivente e o luto humano. Os chimpanzés chegaram mesmo a se recusar a dormir onde Pansy havia expirado.



EU : Não sei porque algumas pessoas ainda duvidam que PRIMATAS (afora Nós) não sejam Seres Humanos MELHORADOS. Afinal de conta, eles não fazem guerra, não querem ter instalações atômicas "para fins pacíficos" e não roubam os amigos e instituições de caridade, como fez o banqueiro novaiorquino Bernard Madoff. Prá mim, chegaremos na evolução dos outros primatas daqui a milhares de anos. Ainda estamos um passo atrás, mesmo com nossa soberba!!!