sábado, 4 de julho de 2009

Gripe AH1N1

Muitas pessoas me perguntando se a Gripe Suína chegará ao Brasil.
Lamento informar que... a Gripe Suína já chegou ao Brasil.

Como com outras viroses anteriores, incluindo dengue (que veio e arrasou a já combalida saúde dos brasileiros, pois encontrou condições sanitárias precárias) e Gripe asiática (que, ao contrário do que se projetou, atingiu poucos países, poucas pessoas -relativamente- e matou pouca gente) não dá prá saber qual será o comportamento desta nova epidemia no nosso país.
A favor do vírus tem o fato de que está chegando no início do inverno e terá muitas semanas ainda dentro da sua temperatura ideal de reprodução rápida.
As ações do governo são certas mas pouco úteis. Ninguém pode impedir milhares de brasileiros de chegarem todo dia de países com alto índice de infecção, feito a vizinha Argentina. As pessoas que voltam com sintomas da gripe nem são as mais perigosas (pois já estão doentes e naturalmente ficarão em casa e só contaminarão seus familiares, num primeiro momento). Como com muitas outras infecções o perigo maior é o do portador são. Aquela pessoa que está vendendo saúde mas está disseminando o vírus que só se manifestará nela após alguns dias.
As crianças de menos de 10 anos e os adultos de mais de 50 anos são pouco atingidos pela gripe suína, por uma razão que ainda não está clara.
Maior risco está nos jovens adultos, onde a mortalidade pode ser maior.
Mas nem aí, vale à pena perder o sono. Queda de bicicleta deve matar 10 vezes mais pessoas cada dia, do que gripe suína. A a gripe AH1N1 mata menos do que a gripe comum.
Cuidados básicos de toda virose: não ter contato excessivo com as pessoas. Neste surto de conjuntivite recente as pessoas não deixaram de apertar as mãos de todo mundo. Lavar as mãos contando até 30 enquanto ensaboa, pelo menos 4 vezes por dia.
O resto é cruzar os dedos e apelar para a sorte e o destino.