terça-feira, 14 de julho de 2009

Quanto exercício é necessário ?

por Dr. Thomas H. Lee, Brigham Hospital, Boston, EUA.

TODO MUNDO deveria se exercitar 20 minutos 3 vezes por semana. Ou seria 30 minutos 5 vezes por semana? Ou 1 hora todo dia ? Ou seria melhor 10 minutos de exercícios de alto impacto várias vezes ao dia?

Cada dia a gente escuta tantas informações contraditórias sobre exercícios que fica difícil saber em que acreditar. Alguns se confundem tanto que acham melhor voltar para a internet ou TV. A conclusão lógica é que os pesquisadores não sabem o que é o correto. E a conclusão pode ser ainda mais desconcertante: TODOS ELES PODEM ESTAR CERTOS.

Com os conhecimentos atuais, até atividades leves como andar e jardinagem podem diminuir o risco de doenças cardíacas. Abaixo um guia do que parece ser razoáveis recomendações.

  1. Se você ainda não está fazendo exercícios, até atividades de médio impacto umas poucas vezes por semana podem reduzir pela metade o seu risco cardíaco. Andar 20 a 30 minutos, 3 vezes por semana é um exemplo.

  2. Se você já se exercita algumas vezes por semana, tente aumentar a frequência para todo dia.

  3. Se você já se exercita todo dia, tente fazer pequenos piques de atividade mais intensa. Ao contrário do que se pensou muito tempo, correr 20 kms por dia pode queimar muitas calorias, mas não faz o seu sistema cardíaco mais saudável. Aliás, o risco de morte cardíaca é maior em atletas deste patamar de exercício.
Não aumente sua atividade se sentir queimor, dor ou ardor no peito esquerdo, se tiver falta de ar ou palpitações durante o exercício. Exige disciplina passar para exercícios mais intensos. Ouça o que tem a dizer o seu preparador físico ou seu médico.