sexta-feira, 17 de julho de 2009

VERA LOPES, VEREADORA PPS RECIFE


Vera Lopes Vieira, é médica pediatra em Recife, e depois de 6 eleições, tomou posse ontem como vereadora de Recife.
Teve 5441 votos .
Foi minha colega de turma, no curso de Medicina. No primeiro ano da Faculdade tinha número de matrícula perto do meu e por isto tivemos um contato maior.
Pequena e eletrizante.
Logo lhe colocaram o apelido maldoso de Meméia, assim como eu tinha o apelido de Biafra, por ser esquelético e aquela carnificina na Nigéria estar nas manchetes.
Dona de uma personalidade extravagante, minha maior lembrança dela é ela chegando para assistir uma aula de anatomia com um vestido preto parecido com este da foto e uma capa de tule preto, transparente, por cima. Todo mundo caiu o queixo com a ousadia.
Totalmente adequado para uma premiére na Ópera de Paris.
Totalmente inadequado para uma aula teórica de anatomia.

Mas não foi o "extravagante" da minha qualificação acima que a retratou para os 253 colegas. Foi a "PERSONALIDADE". Extremamente determinada, pairava acima de todas as brincadeiras cruéis dos patéticos adolescentes retardados da turma. Conseguia se impor o tempo inteiro, mostrando a todos que ali naquele reino ela era a rainha - na mais pura acepção da palavra- e que não nascera para ser súdita. Não comprava briga com ninguém. Nunca vi ela desabando no horror dos comentários. Mas também nunca a vi ceder nas idéias e guarda-roupa. A insistência de 6 eleições para conseguir assumir um mandato é a prova da sua determinação.
Mais de 30 anos que não tenho contato com ela, mas se continuou com as suas determinações de vida (Freud disse que as principais decisões da vida a gente toma até 6 anos de idade) está pronta para exercer um mandato brilhante.
Parabéns Vera !!!
O Brasil precisa de gente como você.
Uma grande honra ter sido teu colega de turma.