quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

René Guénon, o que sabia...



"Não existe nenhum autor na Europa contemporânea mais importante do que René Guénon, cuja tarefa tem sido expor a tradição metafísica universal que sempre foi o fundamento essencial de todas as culturas anteriores, e que representa a base indispensável para qualquer civilização digna desse nome."


Abd al-Wâhid Yahyâ, ou René Guénon metafísico francês. Sendo o primeiro o nome que adotou quando saiu da França para passar 3 meses no Cairo (onde abraçou o Islamismo) e lá passou os últimos 21 anos de vida, sem voltar mais à França. Morreu em 1951.

As wikipedias têm ótimos resumos dos trabalhos dele. Sendo a melhor delas a de língua inglesa.

Uma dos resumos da sua vasta e profunda doutrina metafísica está implícita numa frase singela, que horroriza tantos os talibãs, como os conservadores do Vaticano:

"As diversas tradições
religiosas mundiais
têm um fundamento metafísico
e espiritual convergente."


Imperdível.

Um interessante site brasileiro dá prá começar no assunto Metafísica e seus principais escritores: Frithjof Schuon | René Guénon | Titus Burckhardt | Ananda Coomaraswamy , etc. O site se chama SAPIENTIA, sobre a filosofia perene.
Link abaixo:


Ainda melhor, e beirando a perfeição no assunto, O Instituto René Guénon de Estudos Tradicionais, dum pessoal ultra ilustrado de São Paulo. Link abaixo:


P.S.: Favor ignorar os arranca-rabos deste último site. Tão belo e inteligente, mas perde uma grande energia com as brigas intestinas prá saber o indizível: quem são os verdadeiros herdeiros de Guénon? Ninguém.