terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lily Safra



Fofocas são parte do comportamento humano.
Não há como evitar.
Se aos menos cultos interessa se os personagens do BBB estão namorando, aos mais letrados a obsessão pelo mundo de artistas e bilionários.

Elio Gaspari resenhou o livro DINHEIRO DEMAIS, que foi lançado semana passada nos EUA.
É uma ficção (como teria que ser, para não ser processado) baseado na brasileira LILY SAFRA.
Um mundo estranho e, provavelmente muito infeliz, onde namorados mandam tulipas de 2 mil reais e usam ternos de 10 mil reais. Casas são pintadas com 15 mãos de tinta e mansões na Riviera Francesa como esta da foto abaixo, que já foi considerada a melhor casa do mundo, e estava para ser vendida por 500 milhões de euros a um milionário russo, quando a crise desabou na cabeça do mundo. (É conhecida como a Vila Leopolda, por ter pertencido ao Rei Leopoldo, da Bélgica).

Perla Zacharias, o personagem do livro, tem semelhanças com Lily. Ela perdeu o primeiro marido ALFREDO MONTEVERDE, fundador do Ponto Frio, por suicídio. E o segundo, o banqueiro Edmond Safra, morreu sufocado em seu suntuoso apartamento em Monte Carlo. Estava trancado no "quarto do pânico" do apartamento depois que um enfermeiro, ex-boina verde, colocou fogo no apartamento para apagar e parecer um herói.

Numa confusão de fatos, os bombeiros levaram 2 horas para entrar no apartamento, o chefe da segurança do banqueiro foi algemado para não subir no apartamento (que era uma cobertura em cima do banco de Edmond) e o bilionário morreu junto com uma enfermeira no seu bunker à prova de tudo, menos de estranhas coincidências.

Edmond Safra, judeu libanês, era também um mecenas. Doou milhões ao Museu do Louvre, ao Instituto Pasteur e construiu diversas sinagogas ao redor do mundo.
Era considerado por alguns como o judeu mais rico do mundo e o maior mecenas do século XX.


Bilionários não se chamam simplesmente LILY SAFRA.
Seu nome completo é Lily Watkins Cohen Monteverde Bendahan Safra

Nem preciso dizer que o livro já está na minha cesta da amazon.com.
Não há porque mentir:
SOMOS TODOS FOFOQUEIROS !!!
... e esta é uma história de mão cheia.