quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Troféu ZERAYA 2009: o vencedor é ....



Manoel volta aos braços de XIOMARA,
de onde só saiu para causar sorrisos.


Nunca antes neste mundo alguém mereceu tanto a criação de um prêmio de humor com o seu nome do que MANUEL ZELAYA, ex-presidente de Honduras.

"ZERAYA" é a pronúncia japonesa e este troféu é criado por este blog e será outorgado anualmente à pessoa que tenha causado mais constrangimentos.

Imbatível a eleição do protagonista para o prêmio com o seu nome. Além de matar o mundo de rir com suas presepadas, dignas dos 3 Patetas, conseguiu levar ao palco, para sua exibição, uma parte da imprensa séria e a aloprada diplomacia brasileira.

Não estou falando do nosso Jornal do Commercio de Recife, que pensou que poderia mudar o mundo com suas manchetes, como fez com os índios Xucurús. Todo dia tinha uma manchete com as palavras "O governo golpista de Honduras", como se fosse possível um golpe de estado ser dado pela Suprema Corte de um país, que foi o que aconteceu lá.

Só achei errado tê-lo expulsado para a Costa Rica. Foi desnecessário.
Quando li sobre a entrada operística na Embaixada Brasileira, passei minutos num riso histérico.
Como alguém pode ser tão ingênuo ?
E com o incentivo do Brasil !!!
Que vexame !!! Ixxeee !!!!

Talvez o analfabetismo, que virou mérito no Brasil, também o esteja sendo em Honduras. Bastaria a leitura da Constituição, para o rico fazendeiro, que foi eleito por partido e plataforma de direita e virou esquerdista por causa das ofertas de Hugo Chavez, não ter se metido em papel tão ridículo e causar bilhões de gaitadas mundo a fora.

Artigo 239 da Constituição hondurenha, cláusula pétrea, (que não pode ser modificada por nenhuma instância): "O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser designado novamente à Presidência. O que romper com esta disposição, ou propuser sua reforma, deve interromper de imediato o desempenho de sua respectiva função, ficando inabilitado por dez anos para o exercício de qualquer cargo público."

Foi uma pena para o varonil Jornal do Commercio e a conturbada diplomacia brasileira, que tentaram mudar o mundo com suas intentonas.
Mas... que demos boas risadas... demos.

E aí o Manuel pode voltar aos braços de XIOMARA (a sua esposa), de onde talvez nunca devesse ter saído.

P.S.: A partir de agora, cuidado com o que você fizer. Se fizer bobagem, pode ser agraciado com o ZERAYA 2010.