segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MAÇONARIA 10 X 0 JUSTIÇA ...

...ao menos no quesito rapidez.


Agências de notícias publicaram que a Maçonaria está pronta para expulsar o seu Gran-Mestre JOSÉ ROBERTO ARRUDA, governador de Brasília, flagrado em imagens, digamos, desconcertantes.

Fiquei surpreso com a notícia. Esta não é a regra no Brasil. Pelo menos no Brasil Legal (que não é aquele antigo programa da Regina Casé) onde existem duas instituições dignas de Contos de Fadas:

A primeira se chama "ESGOTAR TODOS OS RECURSOS DE DEFESA." Significa que o jornalista PIMENTA NEVES, ex-redator chefe do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, réu confesso, que matou friamente SANDRA GOMIDE, também jornalista, que o abandonara, e o caso rola mais de 10 anos, só esgotará os seus "direitos de defesa" quando estiver com 150 anos, ou seja enterrado. Tenho pena do Oficial de Justiça que vai ter que levar à intimação no túmulo onde já estará há muitas décadas, sem nunca pagar pelo seu crime absurdo.

A segunda instituição se chama
"PARA SER PERFEITO."
Nos meus anos de estudante de medicina, década atrás, li um artigo na conceituada revista NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE, cujo título era este mesmo:
TO BE PERFECT.
Mostrava quantos bilhões de dólares se desperdiçavam a cada ano, quando um médico atendia paciente com gripe e "para ser perfeito" pedia centenas de exames, que comumente nada acusavam ou mostravam resultados que mais confundiam do que ajudavam à cura do paciente.

O exemplo mais constrangedor desta idéia é visto em Pernambuco, quando duas adolescentes de Boa Viagem, Recife, foram assassinadas, presumivelmente, por 2 irmãos "kombeiros" e um zeloso promotor rejeitou o processo diversas vezes por que queria mais detalhes de tudo. Pelo nível de exigência dele - e para a alegria dos criminosos, em geral - com a sua exatitude de inquérito não haveria um só preso no Brasil. Já são 9 anos do crime e agora que foi marcado o júri popular para os acusados.

Isto tudo para agradecer e elogiar a eficiência da Maçonaria que, felizmente, não tem estas duas instituições e vai poder rapidamente se livrar de um associado que não honrou com a ética que exige dos seus afiliados.

Parabéns à Maçonaria.
O DEMSALÃO, como ficou conhecido o escândalo de Brasília, vai aguardar algumas dezenas de anos, feito o mensalão original do PT, para ter um parecer final da justiça.
É provável que ARRUDA já tenha morrido de velhice ou esteja naquela fase da vida, onde muitos de nós iremos chegar, quando a gente pergunta: E eu, sou mesmo Arruda?
ah ah ah ah

P.S.: Existe outro ponto da justiça brasileira que nunca consegui esclarecer: AS SUAS PRIORIDADES. Por que um pagodeiro preso trocando figurinhas com um traficante tem vários pedidos de habeas corpus julgados em poucas semanas, pelo Supremo Tribunal Federal, e o Plano Collor e o seu confisco de dinheiro, que desgraçou a vida de tanta gente, leva 10 anos para entrar na pauta e ser julgado? Não deveria ser prioridade o que afeta muita gente e de forma tão cruel?

P.S.: Isto tudo são só divagações. Sei dos entraves que a justiça brasileira enfrenta, a começar pela própria sociedade que só quer julgar os crimes alheios e não os próprios. Precisamos de uma justiça mais ágil e mais efetiva. O PACTO PELA VIDA do governo de Pernambuco, finalmente, está mostrando seus resultados. É um bom exemplo vindo da administração pública.