segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Racismo 2009 !!!! Que fedor !!!


Para cinéfilos compulsivos, feito eu, os documentários da HBO foram uma das excelências de 2009. Tocaram nas feridas humanas de toda maneira e abalaram.
O último do ano se chamou BAILE DE FORMATURA NO MISSISSIPI.

Charleston, Mississipi, tem apenas 2100 habitantes e um colégio público com 415 alunos, dos quais 70% são negros. Foi lá que o grande ator MORGAN FREEMAN passou os primeiros anos de vida.
Todo ano tem, o que é um rito de passagem na sociedade americana, o baile de formatura (PROM NIGHT) dos concluintes do segundo gráu. Todos em torno de 18 anos e é o ponto que a infância acabou e muitos vão sair de casa e enfrentar novos desafios: trabalho, faculdade,etc.

Nesta pequena cidade e em outras, no maior país do mundo, invejado pelos 4 cantos do planeta Terra, visto como o "país das oportunidades, onde você vale pelo que você é", os alunos estudam juntos, jogam basquete juntos, mas o baile de formatura (onde os pais não vão, só os alunos.) é dividido em (tcham, tcham, tcham....) baile dos alunos brancos e baile dos alunos negros.

MORGAN faz uma visita à cidade e propõe: façam um baile único e eu pago as despesas. A cidade se divide. Acaba acontecendo um baile de brancos e um outro integrado.

Toca num ponto importantíssimo deste tipo de racismo: A REPRESSÃO SEXUAL que, conforme Freud, numa teoria nunca contradita, está por trás de muitos problemas.
O grande medo dos pais racistas é de que suas FILHAS engravidem de um negro e coloquem um rebento amorenado na família. Que horror !!!

A TV Globo e a Record deveriam deixar de passar estas novelas idiotas que apresentam uma Índia carnavalesca e besteiras afins e colocarem em horário nobre estes belos documentários. Claro que ninguém ia assistir. Os brasileiros não têm mais jeito. Já acostumaram com um jornal de notícias que mais parece uma página policial "espremendo sai sangue". Notícia importante que é bom... passou longe.

Duas coisas também me impresionaram no documentário:
1 - a quantidade de adolescentes de 17-18 anos com obesidade mórbida. É uma moda que está chegando por aqui, com esta mania de salgadinhos a menos de 1 real e coca-cola de 2 litros em cima da mesa do almoço todo dia.
2 - a loucura dos adolescentes com celular. Dormem e acordam passando torpedos e afins. Cadê seriedade na vida? Deixa pro futuro.

Parabéns HBO. NOTA 10, com louvor, em 2009.
Deu um banho no Telecine HD que criou um sistema egoísta, onde os seus filmes só passam por cabo HDMI, impedindo a cópia em DVD, prá revisão futura. Como é comum nas grandes empresas brasileiras, parecem estar fazendo um favor ao consumidor. Quando na verdade estão cobrando.... e caro.