domingo, 31 de maio de 2009

Jornal do Commercio

Semana passada fiz rasgados elogios ao JC pelas matérias sobre os 40 anos da morte de Padre Henrique. 3 dias depois, engoli a seco.

O JC sempre foi o órgão de imprensa  a dar maior repercussão aos problemas indígenas na cidade de Pesqueira. Lembro de dezenas de matérias, muitas de primeira página. Cobrava apuração de crimes, posição da justiça,etc,etc.
Na Semana passada a internet estava cheia de páginas noticiando a sentença de um Juiz Federal de Caruaru, condenando o Cacique Xucurú Marcos a 10 anos e 4 meses de prisão em regime fechado, como responsável por distúrbios de maior gravidade que aconteceram na tribo.

No dia seguinte o Diário de Pernambuco encheu uma página com a importante matéria. O JC ? Fez de conta que não era com ele. NÃO DEU UMA LINHA SEQUER. Possivelmente prá não desagradar os amigos da tribo e porque não tinha nada a dizer como defesa. Triste à beça !!!

Não tenho posição sobre o assunto indígena. Acho a maioria das reinvidicações de povos oprimidos, justas. Outras são delirantes.

A posição do JC nos faz ver porque tantos americanos estão abandonando os jornais diários escritos, especialmente os provincianos, onde toda matéria é filtrada prá agradar do dono do jornal ao ascensorista do elevador da redação. A internet filtra menos, porque é mais difusa. Isto acaba sendo muito mais adequado do que o jornal impresso.
Também me fez concluir definitivamente que as palavras JORNALISMO INDEPENDENTE são incongruentes e não podem andar juntas. Não existe esta tal coisa chamada "JORNALISMO INDEPENDENTE". Todo jornalismo tem o rabo preso com alguma coisa... ou com muitas coisas.

Os israelitas até hoje querem ressuscitar o Papa Pio XII para crucificá-lo, pelo silêncio do Vaticano sobre as barbáries do Nazismo. Não encontraram uma só palavra de Pio XII elogiando ou aceitando o Nazismo. O pecado foi o silêncio. E nisto têm razão.
Assim foi com o JC. Perdeu uma bela oportunidade de mostrar sua grandeza e repercutir uma solução da qual foi o maior cobrador.

P.S.: Minutos depois da matéria aparecer na internet, já recebi um email denunciando que o juiz tinha dado a sentença sem ouvir o acusado.
Imaginar que um Juiz Federal, que conquistou o cargo que oferece uma vaga prá mais de mil pretendentes, que passou 5 anos com o inquérito, que ouviu centenas de pessoas para sua sentença, e "não ouviu o acusado", é uma afronta a inteligência de qualquer pessoa. Só pode ter partido de pessoas que derreteram o cérebro depois de enviarem e receberem tantos PPS retardados de autoajuda. O Juiz deve ter rido muito com esta idéia absurda.

sábado, 30 de maio de 2009

10

Cartaz de Crepúsculo dos Deuses.
Um filme acima de todas as notas.

No início do ano, o editor de cinema do New York Times fez sua lista dos 10 melhores filmes americanos. Aproveitei a carona prá comentar algumas das escolhas dele.


OS MELHORES ANOS DAS NOSSAS VIDAS
 (1946), de William Wyler. A história de soldados que regressam do front da Segunda Grande Guerra, mutilados física e emocionalmente. Fredric March (ganhou um Oscar), Myrna Loy, Teresa Wright, Dana Andrews, Virginia Mayo e o incrível Harold Russell (2 Oscars), um duplo amputado que pela primeira e última vez foi representado por um não ator. Filme cheio de momentos sublimes, sem justificações ou apologias. MINHA NOTA:10.

CREPÚSCULO DOS DEUSES (1950), de Billy Wilder. Notável pelo retorno triunfante de Gloria Swanson em um filme que é sobre o retorno de uma velha atriz -Norma Desmond - e sua paixão por um jovem roteirista (William Holden). Roteiro brilhante. NOTA 10 TOTAL. O narrador já está morto, boiando na piscina, na primeira cena.

OS BRUTOS TAMBÉM AMAM(1953), de George Stevens. Faroeste com bela fotografia e uma história simples e lacônica. Allan Lad na melhor atuação da sua carreira.O filme é uma sequência de clichês, mas se mantém. É o melhor filme da história, na opinião de Paulo Perdigão, programador de cinema da Rede Globo. NOTA 9. Se eu fosse prá uma ilha com um só faroeste (que é um gênero pelo qual não tenho particular apetite) seria RASTROS DE ÓDIO, de John Ford.

TOURO INDOMÁVEL (1980), de Martin Scorsese. A história de Jake La Motta que deu a Robert De Niro um Oscar de melhor ator, é o mais sensacional filme sobre luta de boxe. Ao contrário de outros filmes sobre o assunto que tratam da "ascenção e queda do atleta" ou a corrupção deste esporte, este não oferece triunfo nem moral, apenas a auto-destruição da figura central. NOTA 10.Scorcese fez um dos seus clássicos sem apelar para lirismo. Apenas realidade.

Vertigo, UM CORPO QUE CAI (1958), de Alfred Hitchcock. Aqui novamente o amor que destrói, não como raiva, mas na forma de obsessão e controle. Este é um filme sobre manipulação e fabricação da realidade. Cada um manipula cada outro. NOTA 1000. Prá mim é um filme cheio de "nunca antes neste país": nunca a Califórnia da década de 50 foi tão azul e ensolarada; nunca Kim Novak esteve tão bela e misteriosa; Hitchcock nunca tão perfeito diretor e James Stewart em uma das suas interpretações mais exuberantes.

AGORA SEREMOS FELIZES (1944), de Vincent Minnelli. Belo e carinhoso musical com a estupenda Judy Garland. História de um família de pais, 4 filhas, um filho e um avô. Músicas inesquecíveis como "Tenha um belo Natal". Judy no auge de sua capacidade vocal. Tudo é perfeito no filme. NOTA 10. Mas não me peçam para levar um musical prá uma ilha. Eu teria um ataque de apoplexia se fosse forçado a decidir entre A NOVIÇA REBELDE e CANTANDO NA CHUVA.

PS: As opiniões do articulista estão até a parte de minha nota. Depois dela, ficam os meus registros.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

manassés


Sr. Manassés estará separando a correspondência nos correios hoje, pela última vez. Depois de 57 anos de trabalho na mesma empresa, e aos 79 anos, ele se despede do lugar onde passou uma grande parte do seu tempo de vida.
Vejo ele no correio quase todos os dias úteis destes últimos 31 anos. Numa cidade que não vende um CD, um DVD ou um livro, o correio (e agora a internet) é a porta para uma das minhas maiores paixões, a cultura.

Não tenho grande respeito por muitos dos homens que aparecem nas enciclopédias. Alguns eram, simplesmente, os homens errados nos lugares errados. Já pensou na ironia do destino, de colocar Sarney na presidência, no lugar da estatura moral e política de Tancredo Neves !!!!

A  melhor história da humanidade é escrita por pessoas sossegadas como Sr. MANASSÉS. No silêncio e na disciplina do seu trabalho, -às vezes, incompreendido- dignificou a sua vida, colocando-a à serviço dos outros.
Tendo sempre uma palavra de compreensão, mesmo em situações delicadas, gerenciou durante muitos anos a nossa agência postal.

Em nome da comunidade de Pesqueira, gostaria de louvá-lo e desejar uma longa vida, ainda repleta de desafios.
O seu exemplo de honradez e dedicação fique de exemplo para todos.
Exercendo sua função com inteireza e fazendo o seu solo predestinado, na grande orquestra da vida, não precisa figurar em qualquer livro. É bastante ele saber que a comunidade dos seres humanos se engrandeceu com sua presença.

Manassés Félix Chaves Feitosa, 
79 anos, 57 anos no correio

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Congo


HBO passou um documentário da diretora LISA F. JACKSON, que ganhou prêmio especial do juri no Festival de Sundance em 2008.
O GRANDE SILÊNCIO : ESTUPRO NO CONGO.
Vítima do mesmo crime em Nova Iorque, décadas atrás, por agressores que nunca foram identificados, a diretora vai em busca da dor das mulheres congolesas, especialmente na fronteira com Ruanda, ocupada por exércitos hutus, tutsis, congoleses,etc.
São 80 minutos de histórias assombrosas de violência, mesmo para quem mora em Pernambuco, feito eu.
Mostra também os agressores, animalizados por uma cultura que diz que soldados enfronhados na selva só conseguirão libertar o país se dominarem pelas armas e pelo estupro !!!
Nada inteligível, mas necessário saber dos males que o maior flagelo do mundo causa na humanidade. 

Prá mim não existem 2 flagelos corrigíveis na humanidade, só 1 : A IGNORÂNCIA. 

Não haveria corrupção em Brasília, por exemplo, se não existisse a nossa insensatez em colocar os políticos que lá estão. 99% dos problemas da humanidade estão resolvidos quando se acaba com a ignorância cultural, social e política. Nos 1% ficam os terremotos, colisões de asteróides e temores semelhantes, que ocupam as capas das nossas revistas semanais quando falta assunto.

P.S.: 1 -Vou gravar este documentário na primeira oportunidade e emprestar para quem quiser assistir. Totalmente recomendado.
2 - A anunciada primeira minisérie deste blog, sobre o massacre de Ruanda (vizinha do Congo) ainda está de pé. Estou reunindo forças. Cada vez que tento começar, desabo com o peso de tanta crueldade e indiferença de todos os lados desta tenebrosa história da humanidade, e fico sem saber como resumir para as poucas linhas de um blog. Mas sairá antes do fim do ano.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Padre Henrique


40 anos hoje que esta fotografia assombra a alma do povo de Pernambuco. Pe.Henrique,28 anos, colaborador de Dom Hélder Câmara na pastoral de jovens e drogados, é encontrado amarrado e assassinado na Cidade Universitária.
"Problemas de força maior" fizeram o crime nunca ser esclarecido e os culpados nunca punidos. Tentaram até culpar a vítima, como é de costume, atribuindo a crime passional ou de drogas. A história repeliu de imediato tais baboseiras.
 O crime foi político, como todo mundo sabe. Uma forma de intimidar e ferir -no coração- o arcebispo, que viajava pelo mundo falando mal da ditadura militar aqui reinante.

O JORNAL DO COMMERCIO deste domingo, em matéria de SÉRGIO MONTENEGRO FILHO, numa aula de excelente jornalismo (assunto, edição,etc) traz uma série de 4 artigos, incluindo uma entrevista com ISAÍRAS PEREIRA PADOVAN, a irmã mais nova do Padre Henrique.
Como é um assunto público e de civilidade, que deveria ser divulgado em colégios,etc. copiei os 4 artigos do JC numa pasta do meu google docs, com o link abaixo.
Reconheço o direito dos jornais terem sua renda, mas uma parcela dos meus leitores mora em lugares onde não chega o JC (França,Estados Unidos, interior da Bahia,etc) e por isto me sinto no dever de copiar a matéria que está só para assinantes (sou assinante a mais de 20 anos).
Com um pouco de exagero, é como se um jornal divulgasse em sua página restrita a assinantes que um TSUNAMI inundará Recife em 3 horas. Mais do que direito,É  DEVER de cada um que lesse, divulgar. É utilidade pública !!!
Para PE. HENRIQUE, que com certeza está no céu trocando figurinhas com o velho Dom Hélder, uma só frase. A justiça pode ter esquecido (ou está deixando todos os envolvidos morrerem, para elucidar o caso, como insinua Isaíras) mas...
NÓS NÃO ESQUECEREMOS.

(para ver a matéria sobre Dom Hélder e Pe.Henrique que apareceu neste blog o ano passado).

terça-feira, 26 de maio de 2009

hospitais fechando

Esta é uma foto de São José do Egito, sertão pernambucano, copiada de matéria no site da Tribuna da Região. Repercuto aqui o fechamento do Hospital Menino Jesus daquela cidade, pertencente ao ex-deputado José Marcos. Segundo ele e a matéria, o Hospital tinha excelente estrutura administrativa, leitos de UTI adulto e pediátrico, mas não sobreviveu ao apertos dos preços pagos pelo SUS e a ausência de pacientes particulares e de convênios.
É uma pena, por 2 razões :
1 - Ficou na cidade só a Unidade Mista, pública.  O monopólio, até na saúde, é um grande perigo. Quando não existe concorrência, não existe nenhum incentivo prá melhorar e se aperfeiçoar.
2 - Um hospital que fecha fará certamente falta à população daquela região.
3 - Aqui em Pesqueira, a Casa de Saúde São José, particular mas com considerável volume de pacientes do SUS, tem vencido as dificuldades e limitações. A população tem um pouco de dificuldade de entender o custo de certos serviços e a impossibilidade de tê-los. Ninguém imagina, por exemplo  e indo para um caso extremo, que um avião UTI do ar, mesmo se ficar parado em terra, o custo não é menor do que 5 mil reais por dia. Por esta mesma razão que aqui não tem muitos tipos de serviços e especialistas. Em um país com saúde pública organizada e não rateada entre cargos políticos, existe uma forma de suprir estas necessidades excepcionais. No Brasil existe pouco interesse por isto. Se for tiver um INFARTO do miocárdio, aqui em Pesqueira, se tiver dinheiro ou caros convênios de saúde, um avião UTI lhe levará prá Recife. Se não, você pode acabar numa maca, num corredor superlotado, se conseguir chegar em Recife. Se tiver sorte de encontrar vaga no ex-IPSEP ou no público PROCAPE, estará no lugar que pode lhe dar tudo que você e sua doença precisam. Pena que só a minoria vai ter esta sorte.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

tim ! tim !

Beira o inacreditável, a maneira como certas grandes empresas brasileiras cuidam dos consumidores. Acho que devem ter feito estágio e pós graduação em ABU GHRAIB, aquela prisão modelo de Bagdá, onde todo mundo era super bem tratado. ah ah ah  

Tentei comprar um modem e assinar uma linha para internet wifi pela TIM.
O normal seria ir em uma loja da TIM, mas a mais próxima de minha casa fica a 100 kms, em Caruaru. Pelo site, você entra em um enorme emaranhado de sub páginas e acaba preenchendo um cadastro que resulta... em nada.
Pelo telefone, o Labirinto da mitologia perde de fichinha, de tão complicado. E chega numa hora hilária, que antes de alguém lhe atender já estão lhe dizendo um número de atendimento com mais de 20 algarismos. Morri de ri !!! Também não se consegue resolver nada.

Este é um problema de notável parcela do comércio eletrônico brasileiro : UM ACINTOSO DESPREZO PELO CONSUMIDOR. 
Americanas e Submarino, por exemplo, têm ofertas, variedade e  serviço de entrega fantásticos. Agora... tenha algum problema e tente resolver. Se for produto de menos de 100 reais é melhor você ficar com ele. Cada telefonema para o Submarino não dura menos de 30 minutos de espera, em linha interurbana de 1 real por minuto, e no final você será tratado como um ASNO. O sistema está sempre fora do ar e você é aconselhado a telefonar novamente. Acho que os funcionários que não conseguem capacitação nem prá varrer o chão virtual das lojas, são colocados nos atendimentos ao consumidor das Amer. e Sub.
As Americanas, depois de ter feito reclamação em vários sites de defesa do consumidor,etc, uma atendente disse "que eu não me preocupasse. Pois o produto errado seria reposto." Isto foi a 1 ano atrás e nunca recebi o novo produto... e desisti de reclamar.

Submarino e Americanas e outras ainda cometem o perjúrio de oferecerem garantia estendida. 
Uma lavadora de roupa pode, em vez de 1 ano do fabricante, ter 2 ou 3 anos de garantia, oferecida pela loja.  Uma loja que não consegue garantir a troca de um produto 
errado e que não tem um telefone com espera de menos de meia hora, 
onde reclamarei daqui a 2 anos? É cara de páu, mesmo.
 Não acredito que alguém seja tão bobo de pagar por esta garantia extra inexistente. Claro que continuo comprando pela internet. Onde moro não vende um DVD, nem CD, nem livro. Não tenho prá onde apelar. Mas, ainda estamos a léguas na cultura brasileira de um tratamento digno ao consumidor, especialmente nesta parte de reclamação.

domingo, 24 de maio de 2009

madonna


Madonna - 

entrevista nas páginas amarelas -1992


Você gosta de apanhar, 

de levar tapas? -  Verdade.

Que sensações as palmadas 

lhe dão? - Não é da sua conta.


Do arquivo de Veja on line. ah ah ah 

sábado, 23 de maio de 2009

plínio duque


Governador Eduardo Campos.

Conheci Plínio Duque na época da Faculdade. O texto foi tirado do site do Pebodycount  ( Carta aberta ao governador Eduardo Campos ):

Meu governador Eduardo Campos, 

peço-lhe que cuide bem 

e proteja seus filhinhos, 

que são tão lindos e 

queridos, o quanto era o nosso Igor,

(28 anos e gêmeo)

 brutalmente assassinado em assalto, 

ao meio-dia, na Avenida Norte, Recife, 

no dia 13 de maio de 2009. 

Proteja-os, para não sentir 

a indescritível dor da perda de um filho. 

Não esqueça, também, 

de incluir Igor na sua estatística 

do Pacto pela Vida que, 

segundo tenho lido, 

vai muito bem, obrigado. 

Peço ainda, governador, 

que honre o nome do seu 

saudoso avô materno (Miguel Arraes).

Plínio e Aleide Duque

PS:Secretário de Governo Evaldo Costa respondeu

 à esta carta e falou em "luta partidária".

 Perdeu uma notável oportunidade de ficar calado.


Igor Duque em uma foto tirada do seu orkut.
Link do Orkut dele abaixo :
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=6497871308712545992

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Los hermanos

MONUMENTO "TORTURA NUNCA MAIS",
na Rua da Aurora, em Recife.
Preso sendo torturado em Pau de Arara.

A "anistia" aos torturadores, no Brasil (que não acontece na Argentina, Uruguai,etc) é a sinalização para os torturadores de que podem fazer seu trabalho sem preocupação, quando voltar a ser o caso. Pois, quando os regimes se modificarem, sempre haverá uma lei de Anistia para abençoar e perdoar os seus erros.

Resumo dE coluna de janio de freitas NA FOLHA DE S. PAULo

A lição da vizinha


O presidente Lula gravou para o filme sobre Fiel Filho, operário assassinado em quartel de São Paulo, a sua primeira definição pública sobre a tortura e assassinatos e subscreveu a impunidade absoluta para os torturadores e assassinos.

No mesmo dia 26 a Argentina, onde ditadores /"presidentes" estão condenados e presos, pôs em vigência o feito mais extraordinário dos dois governos Kirchner: os militares acusados de delitos (futuros) passam a ser julgados pela Justiça Federal e pelo Código Penal, como os civis, e não mais sob o privilégio corporativista de uma Justiça Militar. Militares e civis foram igualados para todos os efeitos da cidadania.

É, em relação a qualquer parte do mundo, um avanço de civilização no sentido mais poderoso dessa palavra.

O argumento de Lula para defender o acobertamento dos criminosos da ditadura é de que a Lei da Anistia precisa ser respeitada porque foi aprovada pelo Congresso. Se a aprovação parlamentar de uma lei a tornasse definitiva e imutável, como se explicaria que a Câmara e o Senado, desde a primeira posse de Lula, estejam sempre entupidos de medidas provisórias que alteram leis aprovadas pelo Congresso?

Nem se trata de alterar uma vírgula da Lei de Anistia criada pelo sistema militar para proteger seus criminosos. É necessário o reconhecimento de que tortura e assassinato são crimes comuns, não crimes políticos. E, portanto, não beneficiados pela anistia aprovada para reais ou alegados crimes de ordem política.

Argentina baniu punição à homossexualidade de militares, e está tão adiante do Brasil, que o cargo correspondente, lá, ao do armamentista Nelson Jobim é exercido por uma mulher. A Nilda Garré, ministra da Defesa, deve-se grande parte da lição civilizatória argentina, que ela sintetiza nesta formulação simples:

"Os militares, em um Estado democrático de Direito, são cidadãos antes de qualquer outra condição. E, como militares, devem ser vistos e considerar-se como servidores públicos especialistas em defesa nacional".

Lula prefere os homens dos porões. 

Ou das cavernas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vitamina C por D


As fontes de VITAMINA D: QUEIJO, LEITE FORTIFICADO, CEREAIS E A GRANDE FONTE : O SOL. " O próprio corpo fabrica a Vitamina D, quando ele é exposto ao sol."

Repense  sobre suco de laranja e comprimidos de Vitamina C para gripes e resfriados. Talvez a resposta esteja na luz do sol. Vitamina D que é grátis nos raios de sol estimula a imunidade, conforme o mais largo estudo já feito sobre o assunto.
A luz solar é a maior fonte de Vitamina D e isto talvez possa explicar porque a maior parte das pessoas fica doente no inverno, diz Dr. Adit, da Universidade do Colorado e autor principal do artigo.
Por décadas as pessoas se voltaram para a Vitamina C para prevenir infecções respiratórias. Vitamina C tem muitos benefícios para a saúde, mas não existe nenhuma evidência científica de que ela proteja contra o resfriado comum e gripe. Foi só uma coisa que caiu no gosto popular e se autoalimentou. E ainda com mais um argumento: Não faz mal, pode aumentar a dose. O estudo examinou a dose de Vit D no sangue de quase 20 mil pessoas. As que tinham menores doses, tinham 40% mais resfriados e gripes.
10 minutos no sol, dá uma carga de vitamina D maior do que qualquer alimentação.
Alguns cientistas se queixam que as agências de saúde do governo só recomendam 200 unidades diárias de Vitamina D. Eles próprios ingerem comprimidos de 4000 unidades ao dia.

O FDA ( principal agência de saúde dos Estados Unidos ) fez revisão em trabalhos envolvendo 12 mil pacientes e nenhuma vantagem foi encontrada no uso da Vitamina C,

De um artigo do jornal The New York Times
Aqui a grande e generosa fonte de VITAMINA D PARA TODOS : O SOL.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PC


3 notas sobre o PC :

1 - Engoli a eleição em site tecnológico do aplicativo CCleaner (Limpeza do computador) como um dos melhores aplicativos do ano. E fiz a temeridade de usá-lo. Ele encontrou 2700 pastas sem uso (só o rWindows mesmo para deixar esta quantidade de pasta, sem função). Ele pediu para remover todas e eu aceitei. Não me perguntem o que aconteceria se o PC não funcionasse mais, a partir daí. Ele retirou todos estes pedaços e melhorou um pouco a performance do computador, mas nada significativo. Recomendo, a quem tem coragem, usá-lo. É gratuito e tem link dele no baixaki.
2 - Prá poder aconselhar um amigo, testei alguns programas de torrent. O melhor, mais simples, em português e mais prático parece ainda ser o UTORRENT. Recomendo.
3 - VEJA desta semana traz artigo de capa sobre assunto que minha mente vem ocupada a tempo: por que os brasileiros não resistem a um clique ? Por que tanta ingenuidade com a WEB? Preencher cadastros de bancos que já avisaram milhões de vezes que não mandam  email para clientes !!!,etc. Algumas fraudes da internet são mesmo bobagem dos usuários, mas outras não. Como é que um sistema operacional permite você digitar o site de um banco e aparecer outro? Penso que as fraudes deste tipo são culpa do RWINDOWS, já que não acontecem no MAC OS. O Rwindows tem mais buracos do que queijo Ementhal suiço. São nestes buracos que os piratas da Web entram e é neles que os antivírus perdem tempo e transformam o sistema numa carroça. Também é evidente que existe uma imensa indústria por trás disto. Se não fosse este perigo onde os fazedores de antivírus iriam arrecadar os seus bilhões? Se o primeiro Windows tivesse sido perfeito, como ele teria colocado o pessoal da Microsoft entre os 10 mais ricos do mundo? Numa cultura, como a norteamericana, que resolve tudo nos tribunais, deveriam processar a Microsoft quando fosse o caso da culpa das fraudes serem do rwindows. São coisas da única peça tecnológica do mundo onde, para desligar, você tem primeiro que apertar na tecla "iniciar", que é o caso do rwindows.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Guido Cavalcanti

"Olho" de Magritte.


Tu, que pelos olhos meus passaste ao peito
e despertaste a mente que dormia,
esquiva-te da minha vida de angústia
que aos suspiros amor tem desfeito.

E vem talhando de si bom conceito
pois aos de espírito vão não aprecia
mas um só vulto surge à senhoria
e plangente é a voz deste meu pleito.

Esta é qualidade do amor que me desfaz.
De teu olhar gentil presto se move:
um dardo me atinge o flanco exorto.

E tão certeiro esse primeiro golpe se faz
que a alma, tremendo, se comove
de no lado esquerdo o coração ver morto.


do blog afetivagem. tradução do poema do dono do blog. 

segunda-feira, 18 de maio de 2009

” QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ? ”
Desde o início do ano, quando foram escolhidos os indicados ao Oscar, que fiquei com boa ansiedade para ver este filme.
A distribuição foi caótica.
Quase todos os vencedores já estão em locadoras, blu rays,etc, e ele só está na pirataria, que foi de onde assisti, de uma cópia baixada da internet.
A qualidade da imagem era muito boa para a tela de 9 polegadas onde vi.
O filme que ganhou Oscar de melhor filme e outros prêmios foi uma grande decepção. Desde o início achei que seria impossível tirar alguma coisa excelente de um enredo tão pífio (morador da ultramiserável Mumbai, Índia, participa de concurso de perguntas que eletriza o país e acerta todas as respostas ).

O filme vale ser visto 1 vez.
1 - A parte técnica beira à perfeição. Montagem moderna, cores hyper e ângulos esquisitos. Uma “Cidade de Deus“ atualizada... e cansada. A montagem do filme brasileiro era revolucionária, mas a estética logo se mostrou cansativa. Ninguém aguenta ver um galo correndo no meio da rua daquela maneira, muitas vezes.
2 - Não entendi tantos prêmios às músicas e trilhas sonoras. A Índia tem músicos de qualidade e não é o que se ouve no filme. Tudo parece uma imitação regional de Hollywood.
3 - A miséria é avassaladora. A Índia tem mais contradições e má distribuição de renda do que o Brasil. É necessário tato e sentimento artístico para mostrar isto sem causar náuseas e mal estar. O filme não consegue isto. Assisti o filmes em pedaços. O excesso de miséria, em vez de causar solidariedade no espectador, causa enjôos.
4 - Os atores mirins e adultos são excelentes.
5 - O que esperar do próximo Danny Boyle ? 
Nem imagino.

domingo, 17 de maio de 2009

raduan


Raduan Nassar - 

Páginas amarelas de VEJA em 1997


Escritor

O que o senhor gosta de fazer nas horas vagas?
Gostar, gostar para valer, eu gosto mesmo é de dormir. Dormir é a melhor coisa deste mundo. Nem leitura, nem diversão, nem uma boa mesa, nada se compara. Sexo então é fichinha perto. É um momento de magia quando você, só cansaço, cansaço da pesada, deita o seu corpo e a sua cabeça numa cama e num travesseiro. Ensaio, prosa, poesia, modernidade, tudo isso vai para o brejo quando você escorrega gostosamente da vigília para o sono. É o nirvana!

sábado, 16 de maio de 2009

vigie

Lisa Lyon,
por Robert Mapplethorpe.


Vigie seus pensamentos, 
porque eles se tornarão palavras;

Vigie suas palavras, 
pois elas se tornarão atos;

Vigie seus atos, 
pois eles se tornarão seus hábitos;

Vigie seus hábitos, 
pois eles se tornarão seu caráter;

Vigie seu caráter - 
porque ele será o seu destino.

Frank Outlaw

sexta-feira, 15 de maio de 2009

RWINDOWS x Mac OS X

Faz parte dos mistérios da humanidade, saber porque optamos por coisas mal feitas quando temos coisas melhores disponíveis.
As explicações são tão variadas quanto inúteis e, às vezes, esclarecem alguns tópicos mas não tudo. A peleja entre as fitas VHS e a BETAMAX, muito melhores em qualidade e que terminaram desaparecendo, foi um exemplo.
Mas o maior dos "causos" é a diferença entre o RWINDOWS e um verdadeiro sistema operacional chamado Mac OS X, que dirige todos os computadores da APPLE.
Dizer que as máquinas são mais caras, é "meia" verdade. Nos Estados Unidos são quase do mesmo preço e o PC tem muitos corpos de vantagem na quantidade de usuários.
Um dos golpes da Microsoft foi deixar todo mundo piratear à vontade ( há anos se tem meios de bloquear qualquer software pirata que se conecte à internet ), permitindo até atualizações. Depois... bem, depois que se consegue um monopólio e a falência de todos os outros sistemas operacionais, aí acabou os olhos fechados para pirataria... e vamos colocar mais donos da Microsoft na lista dos 10 mais ricos do mundo, de uma coisa que não vale o que pesa.

Não dá prá enumerar nem em um site inteiro, quanto mais em um blog, as diferenças entre o RWINDOWS e um sistema operacional digno deste nome como o Mac OS X.
Vou me limitar a poucos ítens, só prá deixar os usuários de RWINDOWS de água na boca.
Os testes foram feitos nos meus computadores. Claro que é uma média. E claro que o oba-oba para o Windows 7 que vem por aí, eu já vi repetido em todos os outros windows. Quem não lembra dos amigos dizendo o quanto era bonito e prático e rápido e seguro o Windows Vista ? Até que você compra um computador novo com Vista e vê ele travando o tempo inteiro, não reconhecendo coisas básicas,etc. Ou seja, uma PORCARIA. Que eu não tenho dúvida será o Windows 7 e tudo mais que venha da Microsoft sobre Windows. O windows é uma colcha de retalhos e remendos desde a primeira versão. VEJAMOS :
1 - Tempo que o meu PC com windows leva para inicializar : 240 segundos ( 4 minutos ). O IMAC ? inacreditáveis 6 segundos.
2 - Tempo para fechar ? PC = 120 segundos. Mac ? 4 segundos.
3 - Possibilidade de vírus ? PC = total. Mac = quase nenhuma, pois nada é instalado de programa, de exe. ou de bios sem você autorizar e colocar a sua senha.
4 -Programas que pipocam na abertura do PC? 30 ( se eu não tivesse ido apagar todos ). Tem até uma ridícula central de mensagens do Real Player que pipoca na inicialização. Alguém frequenta central de mensagens do Real Player ? Por favor. Dê-me um tempo.
No mac ? nenhum.
5 -Programas anunciando atualizações no PC? Todos que você instala.
No Mac ? nenhum. Você pega as atualizações com um clique, quando quer e quando precisa.
6 - Quantidade de travamentos dos meus PC com XP ? 1 por mês. Com Vista 1 cada 2 dias. Com Mac OS X? Nunca em 8 anos.
7 - RUÍDO de um mac com 8 anos de uso= ZERO.
      RUÍDO de um PC novo=5, Com 8 anos de uso=nove ( em pontuação de 1 a 10.)

Ou seja o RWINDOWS é péssimo. Cria dificuldades prá vender facilidades. Tem uma hora que você acaba se irritando e atualizando. O melhor é o XP, mas está a quilômetros luz do Mac OS.
Há muito tempo já troquei o nome de WINDOWS VISTA por WINDOWS CEGUEIRA.
Uma vez deixei um computador ligado durante à noite, baixando 1 filme, e aproveitei para fazer um teste. Deixei o sistema de busca do Windows procurando uma pasta chamada "WINDOWS". 8 horas depois, lá estava a grande resposta "A PASTA WINDOWS NÃO FOI ENCONTRADA". !!!
Por que a humanidade prefere o PC ? 
Não sei a resposta.
Também não sei a resposta porque alguém gosta de sofrer, de apanhar ou fazer besteiras que vai pagar as consequências. 
Mistérios da vida !!!!
P.S.: Em algumas das minhas objeções parece que estou confundindo Windows com PC, mas é um casamento tão ajambrado que é difícil distinguir.



quinta-feira, 14 de maio de 2009

Troque a pornografia pelo politicamente correto. Que termos eram usados em escritórios. E, agora, os substitutos.

Antes se dizia : Nem fudendo !
Agora : Não tenho certeza se vai ser possível.

Em vez de : Puta que pariu ! Puta que pariu! 
Diga : Sério ? Incrível ! Impressionante!!!
 
Antes : Tô cagando e andando! 
Agora : Claro que isso me preocupa.

De : Mas que porra eu tenho a ver com esta merda? Para : Eu não estava envolvido nesse projeto.

De : Foda-se ! Isto não vai dar nem a pau!!!  Para: Vou fazer o possível.

Antes : Puta Merda, viado nenhum me fala assim ! 
Agora : Precisamos melhorar a comunicação interna. 

Antes : O cara é um bosta .  Agora : Ele não está familiarizado com o problema. 

De : Vai prá puta que o pariu, viado ! 
Para : Desculpe, senhor ! 

Frase antiga : Bando de filhos da puta !  
Frase nova : Eles não ficaram satisfeitos com o resultado.

Ancien : Foda-se. Você se vira ! 
Nouveau : Acho que não posso ajudar. 

Old: Puta trabalhinho de corno. 
New: Adoro desafios. 

Antigo : Cambada de vagabundos. 
Novo : É necessário melhorarmos nossos índices de produtividade. 

De : Vou enfiar isto goela abaixo desses fdps !  Para : Vamos negociar o projeto com maior determinação.

Esta matéria é parte de um email que recebi. Desculpem os palavrões. 
James Joyce já mostrou em Ulysses, 
quase 100 anos atrás, que o palavrão é parte da linguagem.
Uso-os muito pouco no cotidiano,
mas respeito quando alguém o diz num campo de futebol.