segunda-feira, 25 de maio de 2009

tim ! tim !

Beira o inacreditável, a maneira como certas grandes empresas brasileiras cuidam dos consumidores. Acho que devem ter feito estágio e pós graduação em ABU GHRAIB, aquela prisão modelo de Bagdá, onde todo mundo era super bem tratado. ah ah ah  

Tentei comprar um modem e assinar uma linha para internet wifi pela TIM.
O normal seria ir em uma loja da TIM, mas a mais próxima de minha casa fica a 100 kms, em Caruaru. Pelo site, você entra em um enorme emaranhado de sub páginas e acaba preenchendo um cadastro que resulta... em nada.
Pelo telefone, o Labirinto da mitologia perde de fichinha, de tão complicado. E chega numa hora hilária, que antes de alguém lhe atender já estão lhe dizendo um número de atendimento com mais de 20 algarismos. Morri de ri !!! Também não se consegue resolver nada.

Este é um problema de notável parcela do comércio eletrônico brasileiro : UM ACINTOSO DESPREZO PELO CONSUMIDOR. 
Americanas e Submarino, por exemplo, têm ofertas, variedade e  serviço de entrega fantásticos. Agora... tenha algum problema e tente resolver. Se for produto de menos de 100 reais é melhor você ficar com ele. Cada telefonema para o Submarino não dura menos de 30 minutos de espera, em linha interurbana de 1 real por minuto, e no final você será tratado como um ASNO. O sistema está sempre fora do ar e você é aconselhado a telefonar novamente. Acho que os funcionários que não conseguem capacitação nem prá varrer o chão virtual das lojas, são colocados nos atendimentos ao consumidor das Amer. e Sub.
As Americanas, depois de ter feito reclamação em vários sites de defesa do consumidor,etc, uma atendente disse "que eu não me preocupasse. Pois o produto errado seria reposto." Isto foi a 1 ano atrás e nunca recebi o novo produto... e desisti de reclamar.

Submarino e Americanas e outras ainda cometem o perjúrio de oferecerem garantia estendida. 
Uma lavadora de roupa pode, em vez de 1 ano do fabricante, ter 2 ou 3 anos de garantia, oferecida pela loja.  Uma loja que não consegue garantir a troca de um produto 
errado e que não tem um telefone com espera de menos de meia hora, 
onde reclamarei daqui a 2 anos? É cara de páu, mesmo.
 Não acredito que alguém seja tão bobo de pagar por esta garantia extra inexistente. Claro que continuo comprando pela internet. Onde moro não vende um DVD, nem CD, nem livro. Não tenho prá onde apelar. Mas, ainda estamos a léguas na cultura brasileira de um tratamento digno ao consumidor, especialmente nesta parte de reclamação.