sexta-feira, 8 de maio de 2009

macunaíma

Macunaíma é o personagem do livro de Mário de Andrade, que foi filme do diretor Joaquim Pedro. Num artigo de Marcos Cintra, vice presidente da Fundação Getúlio Vargas, está uma das razões de porque emprego é coisa tão difícil no Brasil.

Quanto custa para uma empresa, um funcionário que recebe 1000 dólares por mês?

Nos Estados Unidos custa 1.090,30 dólares ;
Na Coréia, 1.115 dólares ;
No Japão, 1.118 dólares ;
Na Itália, 1.513 dólares ;
Na França, 1.797 dólares ;

Tcham, tcham, tcham. tcham
Quanto custaria no Brasil ? 
2034 dólares.

Ou seja, a estrutura brasileira é um grande desincentivo prá criação de empregos. É mais fácil, barato e constrangedor, criar Bolsa Família do que emprego. Atenção novamente, não estou me referindo ao governo Lula. Toda esta loucura foi criada nos 500 anos de existência no Brasil, numa época onde a solução para tudo era "criar mais um imposto". O resultado é um país com tanto desemprego e sub-emprego.

No Governo Fernando Henrique, modernoso e neo liberal, e cheio de pretensas sumidades de inteligência ( uma das cabeças mais brilhantes, perguntado por que se pagava tanto imposto no Brasil, escarrou na face nacional, dizendo que "o povo brasileiro é que decide a carga de impostos que quer ter", como se o Brasil fosse um cantão suiço, onde a população se reúne em praça pública prá decidir as obras que fará ) esta ladainha era ouvida a cada 15 dias :"vamos criar mais um imposto", e esqueceram de corrigir o Imposto de Renda porque a economia estava desindexada ( para os pagamentos, mas não para as cobranças) e deu o que um deu: uma carga tributária infame, sem os serviços que deveríamos receber em troca.  A França cobra altos impostos, mas ninguém gasta um euro com saúde, escola dos filhos ou segurança. Já na terra de Macunaíma.... ai que preguiça !!