terça-feira, 12 de maio de 2009

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Saiu o DVD duplo, pela pechincha de 29 reais, deste filme francês.
Jean-Dominique Bauby tinha 43 anos em 1995 e era um "bom vivant" ( amante de mulheres, vinhos,etc ) e poderoso editor da ELLE francesa, quando teve um derrame cerebral devastador. Encaminhado para um hospital de doentes crônicos, 20 dias depois despertou do coma, e descobriu que a única parte do corpo que mexia eram os olhos. O olho direito infeccionou e teve que costurar a pálpebra e fechá-lo.
Com a brava ajuda de uma fisioterapeuta conseguiu escrever este livro (no qual o filme é baseado), apenas com piscar do olho esquerdo, dizendo qual era a letra. Morreu quase 2 anos depois do AVC e 10 dias depois da publicação do livro na França.

O filme ganhou Globo de Ouro de melhor diretor e filme estrangeiro. Foi indicado a 4 Oscars.
O diretor americano JULIAN SCHNABEL já realizara Basquiat e Antes que anoiteça, e era mais conhecido como artista plástico. 
Em respeito ao livro decidiu fazer o filme na França e em francês. E fez uma abordagem inusitada : o filme inteiro é feito pela visão, memória e sentimentos do paciente.
É um mundo que todos conhecemos 
(dos pacientes com graves impedimentos)
 mas de onde nos veio pouco relatos.
Não é um filme fácil !!!
Dificilmente passará em canal aberto de TV.
A maior parte dos espectadores não aguentaria os 5 minutos iniciais.
Mas, prá quem conseguir ver, e assistir os extras do DVD, terá feito uma longa e misteriosa viagem em um mundo da vida e da morte que poucas vezes nos foi tão acessível.